BTL83

 

No primeiro dia de BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), foi apresentado o projecto Caminho, que irá inserir em 13 municípios do Médio Tejo.

 

 

A rede Caminhos integra três roteiros de formação e animação cultural associados a elementos que unem a região internamente e fortalecem a sua ligação ao mundo: as linhas férreas, o leito dos rios e as estradas. A dança dará movimento ao caminho do Ferro entre 11 e 16 de abril, a música navegará no da Água entre 11 e 16 de julho e o teatro explorará o da Pedra entre 10 a 15 de outubro.

 

Esta iniciativa intermunicipal comissariada por Elisabete Paiva, Luís Ferreira e Ricardo Alves promove o encontro de grupos culturais locais com criativos regionais e nacionais em projectos comunitários. A convergência da arte com os monumentos e espaços culturais nos percursos delineados e do público com artistas nacionais e internacionais nos espectáculos.

 

 

Esta ideia surgiu no final do ano passado, num desafio da CIM Médio Tejo, com um projecto que aliasse a cultura ao turismo, o que nem sempre é fácil. São ritmos um bocadinho diferentes. Eu, a Elisabete Paiva e o Ricardo Alves, somos o comissariado cultural que em conjunto com a CIM desenvolvemos o projecto que agregasse esses vários interesses. Ou seja, o interesse de evidenciar o património, evidenciar os acessos da região, e ao mesmo tempo que isso fosse um briefing para o projecto cultural”, revelou Luís Ferreira ao Infocul.

 

 

Estes municípios têm a consciência que precisam de novas práticas e que em conjunto poderão atingi-las, pelo facto de muitos municípios de escalas pequenas, que é difícil realmente ter projectos que tenham esta escala como é óbvio. Portanto em conjunto faz mesmo sentido e achamos que a cultura é esta lógica de partilha. E há muito mais o que os une do que o que os separa, já dizia a outra música, e nessa perspectiva, é em conjunto que conseguem ter esta força”, acrescentou o mesmo responsável.

 

 

Todas as actividades deste projecto serão gratuitas e têm como objectivo envolver a comunidade e desenvolver a componente cultural e turísticas destes municipios.

 

 

É um percurso em que as pessoas vão ser leitores não só de livros mas também da natureza. Ou seja, por exemplo, vão ter que observar o rio e desenhar a corrente a duas mãos…Estou ainda em processo criativo…Estas árvores de biblioteca são árvores que estão no Parque, algumas são autóctones, Vila Nova da Barquinha tem exemplares fabulosos como os plátanos que são árvores centenárias, se calhar muita gente não sabe. Tem também muitas tílias, foi uma árvore que há muitos anos o município plantou para poder ter alguma rentabilidade económica, através da venda da tília para chá. Mas a minha abordagem com a árvore não é económica, mas sim no sentido de um ser vivo que guarda memórias, que possa contar uma historia. Eu como desenhadora, vou desenhar um brochura que vai servir de livro de campo para quem queira experimentar e vivenciar o percurso. Vão ser lançadas dicas para as pessoas experimentarem” revela-nos Marina Palácio que será a responsável pela actividade intitulada “O espantoso caminho das árvores-biblioteca”, em Vila Nova da Barquinha.

 

Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha são os treze concelhos onde estes Caminhos se querem percorridos com o ritmo próprio do Médio Tejo.  

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6327 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.