Caldas da Rainha é o município convidado da FIA- Feira Internacional de Artesanato

 

 

 

Caldas da Rainha, cidade do distrito de Leiria, é o município convidado da FIA – Feira Internacional do Artesanato 2019, que se realiza de 29 de Junho a 7 de Julho na FIL – Feira Internacional de Lisboa. Durante nove dias, a FIL transforma-se numa montra de multiculturalidade, a nível cultural e gastronómico, a maior da Península Ibérica e a segunda maior da Europa.

Caldas da Rainha, cidade com história e famosa pelo seu artesanato único no país, foi uma escolha óbvia da organização da FIA: “Enquanto centro de produção artesanal, o Concelho das Caldas da Rainha apresenta o melhor do artesanato popular, possuindo no seu património diferentes tipos de peças que são reconhecidamente do agrado dos portugueses, seja pela sua conotação humorística ou pela simbologia de reacção ao sistema. Estamos convictos de que esta mostra, pela sua genuinidade, se irá inserir perfeitamente no espírito da FIA 2019, trazendo aos nossos pavilhões um aspecto mais “colorido” e que faz parte do património cultural dos portugueses em geral e das Caldas da Rainha em particular“.

Com um grande histórico de peças de cerâmica utilitárias de gosto popular, a conhecida Louças das Caldas, materializa-se em louças de cozinha – as famosas travessas, bules, canecas, etc., em formato de couves, alfaces, abóboras, entre outras – mas o que mais distingue a cerâmica caldense é a sua vertente humorística e caricaturista, que a celebrizou um pouco por todo o país. A louça caricatural originalmente apresentava profissões (padres, pescadores, agricultores) estereotipadas, embora a mais popular seja, sem dúvida, a do “Zé Povinho”, personagem imortalizada pelo artista português Rafael Bordalo Pinheiro e adoptada como símbolo de Portugal e do povo português.

Um exemplo de cerâmica particularmente peculiar é o falo das Caldas, em exposição na FIA, que surgiu no final do século XIX, numa altura de crise no artesanato da cidade. A curiosidade gerada à volta destas peças de cariz erótico projectou as Caldas da Rainha em Portugal e em vários pontos do Mundo. As peças mais conhecidas são as típicas garrafas e canecas das Caldas, em várias versões e tamanhos, assim como os célebres bonecos. A Câmara Municipal de Caldas da Rainha encara esta participação como uma plataforma para dar a conhecer todo o património inerente à cidade: “Desde as termas às artes, da cultura à natureza, do património à gastronomia… Convidamos todos a conhecer Caldas da Rainha!

Os Bordados das Caldas também marcam presença com o Município, através da presença da Associação de Bordados das Caldas da Rainha.

A FIA 2019 irá ocupar três pavilhões da FIL, com Portugal representado em pleno no pavilhão 1, do artesanato nacional. Para além da presença dos Açores, que se representa assiduamente na FIA, a Madeira regressa à Feira Internacional do Artesanato alguns anos depois, possibilitando a mostra alargada do artesanato português de norte a sul e ilhas.

Também o IEFP já confirmou a sua presença, trazendo à FIA cerca de 160 artesãos portugueses.

O pavilhão 2 é dedicado exclusivamente ao artesanato internacional, com mais de 40 países representados. A área gastronómica da FIA poderá ser encontrada no pavilhão 3, com uma rota de restaurantes, tasquinhas tradicionais e um mercado gourmet.

A FIA está aberta todos os dias e 29 de Junho a 7 de Julho das 15:00 às 24:00 – o pavilhão 3, da gastronomia, está aberto a partir das 12:30. Os bilhetes podem ser adquiridos online, a 7€, com desconto em relação aos bilhetes adquiridos nas bilheteiras da FIL. Existe também desconto para jovens e seniores (apenas se comprados nas bilheteiras físicas) e packs familiares de 3 e 4 pessoas (se comprados online).

5 thoughts on “Caldas da Rainha é o município convidado da FIA- Feira Internacional de Artesanato

  • Avatar

    Caldas da Rainha cidade da região Oeste e Estremadura portuguesa.

    Reply
  • Avatar

    Caldas da Rainha é uma cidade na região da Estremadura.

    Reply
    • Avatar

      Boa.
      Não sabem distinguir entre Beira Litoral e Estremadura.

      Reply
    • Avatar

      Já vai em mais de 60% e lá para Outubro vamos ver se não passa os 50%.

      Reply
  • Avatar

    Caiam na ratoeira e PAN. São comidos!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.