Caldas da Rainha: GNR apreendeu 350 quilos de pinhas

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Protecção Ambiental de Caldas da Rainha, ontem, dia 28 de novembro, apreendeu 350 quilos de pinhas de pinheiro manso, Pinus Pinea, na freguesia de Vidais, no concelho de Caldas da Rainha.

Durante uma ação de patrulhamento, os militares abordaram e fiscalizaram um indivíduo no ato da apanha de pinhas do pinheiro manso, relativamente às quais, de acordo com o estabelecido na lei, é proibida a sua colheita fora do período de 1 de Dezembro de 2019 a 31 de março de 2020.

Desta acção, resultou a identificação de um homem com 42 anos, a apreensão de 13 sacos contendo 350 quilos de pinhas, bem como, a elaboração de um auto de contra-ordenação, cuja infracção corresponde a uma coima que pode atingir os 3500 euros.

A GNR relembra que a apanha da pinha de pinheiro manso, ainda que esteja caída no chão, está interdita por se encontrar em época de defeso, salvaguardando assim o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando, dessa forma, a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.