Câmara de Setúbal acusa o povo de falta de civismo, devido a acesso às praias da Arrábida

A Câmara Municipal de Setúbal criticou o total desrespeito pelas regras de trânsito, provocada pela falta de civismo das pessoas.

O município recorda “o despacho da autarquia que, por razões de segurança, proíbe a circulação de veículos automóveis entre as praias da Figueirinha e do Creiro até à abertura da época balnear”.

Contudo, durante o fim-de-semana, o povo ignorou esta informação.

O comunicado na íntegra:

Arrábida com falta de civismo

Durante o passado fim de semana, os acessos à Serra da Arrábida e às praias estiveram, de novo, fortemente congestionados, registando-se um total desrespeito pelas regras de trânsito, o que colocou em causa a capacidade de assistência das forças de segurança e de socorro às várias ocorrências registadas.

Recorde-se que a Comissão Municipal de Proteção Civil de Setúbal já tinha manifestado preocupação sobre a grande pressão que ocorre na Arrábida, validando, inclusive, o despacho da autarquia que, por razões de segurança, proíbe a circulação de veículos automóveis entre as praias da Figueirinha e do Creiro até à abertura da época balnear.

Só durante este fim de semana, a GNR multou mais de duas centenas de viaturas estacionadas indevidamente nos acessos às praias devido a diversas infrações da sinalização existente e, ainda há poucos dias, uma ambulância viu-se impedida de socorrer pessoas devido ao estacionamento indevido em ambos os lados da faixa de rodagem. O atual sistema de contraordenações de trânsito permite o processamento de multas de forma eletrónica, enviadas diretamente para o domicílio do proprietário do veículo.

A continuidade no desrespeito das regras de trânsito e a falta de meios das forças de segurança levaram a Presidente da Câmara Municipal de Setúbal a convocar ontem uma reunião com caráter de urgência do Conselho Municipal de Segurança restrito, para preparar a reunião que já foi solicitada ao Ministro da Administração Interna para garantir a segurança em todo o concelho e, em particular, na Serra da Arrábida, ao abrigo do Estado de Calamidade, no dia de abertura da fase III de combate aos incêndios rurais e nas vésperas da abertura da época balnear e da entrada em vigor do Programa Arrábida Sem Carros, em que a fiscalização por parte das forças policiais tem de estar garantida para não colocar em perigo os bens, o ambiente e a vida das pessoas”.

 

3 thoughts on “Câmara de Setúbal acusa o povo de falta de civismo, devido a acesso às praias da Arrábida

  • Avatar

    Só falta de civismo? De educação, iletrados, etc,etc.

    Reply
  • Avatar

    É claro que é uma falta de civismo, de respeito e do não cumprimento das lei, porém esse caos se percebe não só nas praias da Arrábida, mas também em vários sítios. A falta de respeito em estacionar é visível por todos os lados seja em shopping, praias, ruas e até dentro dos supermercados. Mas tem soluções que podem muito bem serem aplicadas e que acabariam de uma vez por todas com essa falta de respeito às leis. Tenho varias que poderiam serem colocadas em prática na qual nunca mais eles, os condutores, voltariam a cometer tais infrações, aliás seria uma bela contribuição financeira para a comarca municipal. Bom é só pedir a minha ajuda, que irei ajudá-los..

    Reply
  • Avatar

    Falta de Civismo tem a câmera de setubal, tiveram 1 ano inteiro para resolver a situação e como resolvendo? Fazendo mais uma vez uma proibição prejudicando assim o comércio local que está presente nessas praias ainda pra mais depois de uma CRISE MUNDIAL QUE TODOS NÓS SABEMOS. São uma anetoda mais valia deixarem circular o trânsito mas com vigia constante dos militares da gnr para evitar os maus estacionamentos ainda tiravam proveito da multas e acabavam por angariar dinheiro e talvez construírem um estacionamento algures, pois é esqueci-me que a serra é um parque reserva natural do qual não podemos alterar, Apenas a grande fábrica da Secil o pode fazer.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.