Câmara Municipal de Vila Franca de Xira cancela Feira Anual de Outubro e Salão de Artesanato

Como aqui demos conta, foi em Conferência de Imprensa que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquitacomunicou a 15 de setembro a decisão de cancelar a realização da Feira Anual de Outubro e do Salão de Artesanato, eventos agendados para 01 a 11 de outubro deste ano. Na data em que a situação de contingência devido à Pandemia de COVID-19 foi alargada a todo o País, Alberto Mesquita referiu que “estivemos até ao limite do possível a avaliar a possibilidade de concretização da Feira Anual e do Salão de Artesanato”.

Numa decisão que considerou “difícil”, foram evidenciados alguns fatores que contribuíram para o cancelamento deste evento de grande dimensão que, a par com o Colete Encarnado (também cancelado este ano), são as iniciativas de maior escala organizadas anualmente pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, atraindo a cada edição muitos milhares de visitantes. A impossibilidade de realização de Esperas e Largadas de Toiros pelas ruas, um dos aspetos mais característicos desta iniciativa, por motivos de saúde pública, foram um dos aspetos referidos, que “prejudicaria fortemente a identidade da nossa Feira Anual”. Também as restrições estabelecidas pela Direção Geral de Saúde limitariam de forma muito expressiva as lotações permitidas, quer no recinto da Feira, quer do Salão de Artesanato, facto que motivou desde logo uma fraca adesão e interesse por parte de feirantes e artesãos.

Sublinhando que “o mais importante de tudo é a saúde das pessoas”, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alertou para a necessidade de se continuarem a adotar atitudes de grande responsabilidade no combate à Pandemia, apelando à mobilização coletiva e individual para esse combate. Num contexto de novo crescimento do número de novos infetados que tem vindo a acentuar-se nos últimos dias, em especial nas Áreas Metropolitanas, Alberto Mesquita referiu: “sendo com muita mágoa que anuncio hoje esta decisão, estou ao mesmo tempo muito seguro de que estamos a fazer o que é melhor para preservar a saúde de todos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.