Caminhadas nocturnas por Lisboa com inscrições abertas!

Caminhadas

Nos dias 3 e 10 de Setembro decorrem duas caminhadas nocturnas. A primeira é a 3 de Setembro pelos Palácios de Santa Maior. 

 

Quando, nos finais da Idade Média, a corte dos reis de Portugal começou a permanecer durante períodos cada vez mais longos na cidade de Lisboa. Os fidalgos iniciaram a construção dos seus palácios nas imediações dos Paços da Alcáçova e da Ribeira. A concentração para a caminhada acontece às 20:30 na Escadaria da Sé de Lisboa. O percurso vai acontecer pela actual freguesia de Santa Maria Maior e vai revelar estas velhas casas senhoriais, mandadas erigir entre os séculos XVI e XVIII por grandes nomes da nobreza, mas também por homens recém-nobilitados já no século XIX.  

 

 

A caminhada nocturna do dia 10 de Setembro é pelos Palácios de Lisboa Ocidental. O local de encontro será no Palácio de São Bento, junto da Assembleia da República. A caminhada inicia-se às 21:00 na Rua de São Bento, onde se ergue o palácio homónimo, um dos símbolos máximos do Estado português (mas que já serviu propósitos tão diversificados como casa de monges beneditinos, sede da Patriarcal, do Arquivo da Torre do Tombo ou das várias assembleias parlamentares do país, desde as Cortes à Assembleia da República), percorreremos a parte mais meridional daquelas antigas freguesias – presentemente repartidas entre as de Santa Maria Maior e da Misericórdia – até chegarmos à Praça do Município, onde se erguem os Paços do Concelho com o seu pelourinho, símbolo do poder municipal.  

 

 

Para participar nestas caminhadas deve mandar um email ( neste deve estar referido o nome completo do participante, número do BI ou CC e data de nascimento) e comparecer na hora e local indicado. A actividade é coberta por seguro. O valor a pagar é de 5 euros por pessoa. Este valor será pago ao guia na altura do passeio. 

 

 

O guia das duas caminhadas será André Leitão, licenciado e mestre em História.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.