Carlos Moedas preside à Comissão de Honra da candidatura de Aveiro Capital Europeia da Cultura 2027

Joana Magalhães

O Teatro Aveirense foi o palco da apresentação pública dos órgãos e membros que constituem a estrutura de gestão da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 (fotografia em anexo), numa sessão que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, o Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, o Presidente da AIDA, Fernando Castro e o Vice-Presidente da CIRA, Salvador Malheiro, enquanto membros do novo Conselho Estratégico da candidatura.

Realizado num formato híbrido, com uma plateia de convidados no Teatro Aveirense e o acompanhamento da sessão através do website da candidatura, este foi o momento para se conhecerem o Conselho Estratégico, a Comissão de Honra e a Comissão Executiva da candidatura de Aveiro.

Na Comissão de Honra, destaque para o seu Presidente, Carlos Moedas, que afirmou durante a cerimónia a sua convicção de que Aveiro será a cidade escolhida a Capital Europeia da Cultura, por ter “algo que a diferencia de todas as outras opções. Aveiro tem esta diferença que é a ligação extraordinária entre a arte, a ciência e a inovação”. Pouco antes, José Ribau Esteves, que também nesta sessão foi anunciado como o Presidente do Conselho Estratégico, órgão que incluirá nove grupos sectoriais e vários parceiros institucionais, apresentou Carlos Moedas como “daqueles portugueses que ajudou a gerir a pátria em momentos muito difíceis do seu passado recente e ajudou a gerir a Europa em momentos muito difíceis do seu passado recente, ajudando Portugal e a Europa a crescer e a serem maiores e melhores”.

O organigrama desta candidatura, que deverá envolver uma centena de entidades, fica completo por uma Comissão Executiva liderada por José Pina, Assessor Cultural e Diretor do Teatro Aveirense.

Um momento de afirmação do alargado consenso e apoio político e institucional que suporta a candidatura e da dimensão Europeia do projeto, simbolizada na associação ao dia nacional da Letónia, que se celebra a 18 de novembro, país que com Portugal partilhará a Capital Europeia da Cultura em 2027.


Conselho Estratégico

José Ribau Esteves – Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Paulo Jorge Ferreira – Reitor na Universidade de Aveiro

Salvador Malheiro – Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Fernando Paiva de Castro – Presidente da Direção da Câmara de Comércio de Indústria do Distrito de Aveiro

 

Comissão Executiva

José Pina – Assessor Cultural, Programador e Diretor do Teatro Aveirense

Sónia Almeida – Chefe de Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Aveiro

André Costa – Chefe de Divisão de Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Aveiro

Carlos Martins – Perito Internacional nas áreas da Economia Criativa, Turismo e Planeamento Cultural, Diretor Executivo de “Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura”

Filipe Teles – Pró-Reitor da Universidade de Aveiro

Rosa Conceição Tomás – Assessora para a Cultura e Educação da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Elisabete Rita – Vice Presidente Executiva da AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro

Comissão de Honra

Presidente – Carlos Moedas – Ex-Comissário Europeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.