Caves Cálem: Tradição e tecnologia em experiência sensorial

A52A2126 copy

 

As Caves Cálem investiram três milhões de euros no Museu Interactivo que junta a tradição e a tecnologia provocando uma experiência sensorial a quem ali visita a história de uma das marcas de Portugal, o Vinho do Porto.

 

 

Localizadas na Zona Ribeirinha de Vila Nova de Gaia, as Caves Cálem recebe anualmente cerca de 235 mil visitantes, de países como Espanha, França e Reino Unido, além claro de Portugal. Recebem ainda visitas de outros pontos do globo, mas em menor escala.

 

 

Com esta nova faceta do museu, a parte interactiva, existe como objectivo proporcionar uma visita pedagógica e com isso explicar aos visitantes toda a história do Vinho do Porto, de igual modo como é explicado todo o processo de vinificação, envelhecimento e engarrafamento.

 

 

Esta nova aposta pretende demonstrar ainda mais Cálem é uma marca transversal em termos de idades, indo dos avós aos netos. Ao longo do percurso pelo Museu, o visitante pode apreciar um mapa em cortiça onde é demonstrada a pluviosidade e a quantidade de sol ao longo do ano sobre as vinhas, é explicado o tipo de castas usadas no vinho do Porto, neste caso da marca Cálem, há a possibilidade de através do olfacto tentar descobrir os aromas que constam neste néctar representativo de uma região e de um país, tal como é também possível ficar a conhecer os estilos de vinhos existentes e a respectiva categoria.

 

 

É ainda explicado aos visitantes como se processa a construção de um balseiro, o qual tem capacidade para 74 mil garrafas, sendo que para o construir são necessários 14 dias e seis pessoas.

 

 

A sala de provas conta com capacidade para aproximadamente 200 pessoas, mas é na sala de experiências que se pode ouvir o fado por dois guitarristas e um fadista, mas apenas na visita das 18:30 no verão e/ou na visita das 18:00 no inverno. Nesta sala é também possível casar vinho com queijos e chocolate.

 

 

Todos os visitantes podem ainda levar para casa uma recordação das Caves Calem, através da loja ‘user friendly’ existente e que permite um melhor conhecimento do produto ao visitante.

 

 

 

A52A2086 copy

 

A52A2733 copy

 

A52A2673 copy

 

A52A1547 copy

 

A52A1917 copy

 

A52A3643 copy

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6785 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.