A Casa das Letras acaba de editar o livro “Com os Azeites”, do chef Vítor Sobral, com fotos de Nuno Gouveia, onde poderá descobrir a história do azeite em Portugal, e no mundo, mas também experimentar e saborear mais de 130 receitas: das sopas (Creme de batata com amêndoas torradas e azeite de especiarias), às sobremesas (pudim de azeite, gengibre e cardamomo com creme de laranja), passando pelos pratos principais (Lulas recheadas com chouriço de porco preto).

Sou um apaixonado por azeite, e ainda mais pelo que é nosso. Por cá fazemos dos melhores azeites do mundo, com detalhes e características que enriquecem e pincelam na perfeição as nossas melhores receitas. Com o azeite tudo se faz – e tudo sabe muito melhor”, escreve Vítor Sobral nas quase 300 páginas de um livro onde poderá descobrir um pouco do mundo do azeite: a sua história no mundo e em Portugal; o cultivo, a apanha e a extracção; os tipos de azeite, os defeitos, os cuidados de conservação; e o seu papel na nutrição e na dieta mediterrânea.

Base da grande maioria dos pratos tradicionais portugueses, a notoriedade do azeite mantém-se, nomeadamente devido à cozinha que os cozinheiros e chefes portugueses começam a levar além-fronteiras.

Reconhecido cozinheiro, professor e consultor, Vítor Sobral é uma das grandes referências da gastronomia portuguesa. A sua filosofia de cozinha alia técnicas inovadoras aos mais tradicionais ingredientes e sabores portugueses e a actualização da oferta gastronómica é outra das suas regras. No seu longo currículo de mais de 30 anos, conta com mais de 20 livros em que é autor ou co-autor, e, entre as suas publicações, estão os livros As Minhas Receitas de Bacalhau, obra vencedora, em Portugal e no Brasil, do Gourmand International Cookbooks Award 2013, e Alentejo e Além-Mar. São também de destacar os livros Petiscos da Esquina, uma obra que reflete a sua cozinha à volta das esquinas, nas quais a lusofonia tem especial destaque, e Receitas Lá de Casa. Vítor Sobral foi agraciado pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, em 2006, pelo seu desempenho e defesa dos sabores nacionais e laureado com o prémio Mais Alentejo, pela Excelência Gastronómica. Como reflexo da sua expansão internacional foi-lhe atribuído o Diploma de Gratidão pela Câmara Municipal de São Paulo, pelos serviços prestados à comunidade. É consultor gastronómico da TAP, Vista Alegre, entre outras marcas conceituadas

Nuno Correia é fotógrafo profissional há 26 anos. Começou como repórter desportivo, colaborando em diferentes jornais desta área. Ao fim de quase 13 anos já colaborava com a ALLSports Photography Agency, atualmente conhecida como Getty Images News and Sports. Já fez mais de 30 livros de cozinha com diferentes chefs, incluindo Vítor Sobral. Começou a fazer fotografi a de comida num suplemento da revista Evasões, e a partir daí fundou duas revistas, a Blue Cooking e Blue Wine. Desde então, e com uma crescente ambição de entrar no mundo da publicidade, Nuno Correia fundou, há 13 anos, o seu próprio estúdio, o Nuno Correia Photography, cujo portefólio inclui um vasto número de clientes, tanto nacionais como internacionais. Tendo sido já capa de uma das mais prestigiadas revistas do meio, a Lurzer’s Archive (ed. 5/2016), este ano foi mais uma vez reconhecido por esta publicação, tendo sido selecionado como um dos 200 melhores fotógrafos de publicidade no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.