Comemorações da Semana do Ambiente e da Energia no concelho de Palmela

As comemorações da semana do ambiente e energia no concelho de Palmela têm reservadas iniciativas para diversos públicos, que pretendem sensibilizar para a urgência de mudanças de hábitos, comportamentos e processos, quer ao nível pessoal e familiar, quer ao nível global, apostando na eficiência energética e na valorização dos recursos locais.

O programa, que se prolonga pelo mês de Junho, contempla momentos formativos, actividades desportivas, visitas e divulgação de boas práticas. Destaque para o Fórum de Discussão Sobre Eficiência Energética e Boas Práticas Ambientais, no dia 18 de Junho, onde serão abordados temas como a eficiência energética, o uso eficiente da água, boas práticas de consumo, redução de resíduos e mobilidade sustentável.

 

 

O município ainda vai disponibilizar informação sobre os principais poluentes atmosféricos, os seus efeitos e as medições registadas na região, e publicará um folheto sobre boas práticas em eficiência energética, como forma de divulgar o PAESP (Plano de Acção para a Energia Sustentável de Palmela) e evidenciar o contributo que cada cidadão poderá ter na concretização dos objectivos de redução de emissões. Será, ainda, implementada a terceira fase do projecto Hortas Comunitárias, com a instalação da Horta Comunitária de Quinta do Anjo (Portais da Arrábida) e a realização das acções de formação em agricultura biológica, associadas ao projecto.

 

 

A iniciativa “Hortas de Varanda” acontece no dia 4 de Junho, das 9:30 às 17:30,na Quinta do Anjo. A oficina pretende demonstrar, de forma simples e prática, como poderá ter um pequeno jardim ou horta numa varanda ou terraço, em espaço urbano. Também no dia 4 de Junho, às 10 horas, na Avenida Natália Correia, em Vila Serena, Pinhal Novo. Neste passeio com os animais de estimação, estes devem estar desparasitados, vacinados (apresentar boletim de vacinas no local) e identificados; trela e coleira/peitoral; água e recipiente para beber; sacos para a recolha de dejectos.

 

 

Não é permitido levar cadelas com cio ou cães com historial de violência face a outros animais e/ou pessoas. De noite realiza-se às 20:30 a terceira pedalada nocturna. Este passeio de bicicleta percorre o Centro Histórico da Vila de Palmela e trilhos do Parque Natural da Arrábida, com degustação de produtos locais. O percurso a realizar tem uma intensidade média, apresentando alguns declives. O passeio tem uma duração de três horas e meia e uma distância de 25 km. As caminhadas nocturnas continuam no dia 25 de Junho. No dia 9 de Junho, às 14 horas realiza-se uma visita ao EcoParque da Amarsul.

 

 

A visita guiada às instalações do Centro de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos – Ecoparque do Seixal, enquadrada por técnicos da Amarsul. O registro para a participação nesta liga pode ser realizado até ao dia 3 de Junho, às 12 horas.

 

 

O Fórum de Discussão sobre boas práticas ambientais, nomeadamente: eficiência energética, uso eficiente da água e reflexão sobre as respectivas facturas, boas práticas de consumo, redução de resíduos e mobilidade sustentável realiza-se no dia 18 de Junho, das 14:30 às 18:30 no CRJ de Pinhal Novo. Em Junho o ambiente e a energia são os tema-chave no concelho de Palmela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.