Texto de Alan Medeiros

Quando pensamos em marketing pessoal na web, pensamos logo na criação de um blog ou site para publicar as nossas ideias e impulsionar a nossa imagem.

Tornar-se uma referência na área em que actuamos é um dos objectivos de muitos profissionais, pois isso certamente é um grande factor para obter novos clientes e novos negócios.

No entanto, o poder das redes sociais também contribui muito nessa empreitada, pois o seu poder de alcance e viralização é enorme, comparado a um blog.

Quando se fala em criar autoridade e posicionamento de marca pessoal, o Linkedin é a rede social que mais apresenta resultados. Isso ocorre devido a sua dinâmica mais profissional e focada em networking.

Sendo assim, neste post vamos mostrar os passos essenciais para você aumentar o seu engajamento na rede social, impulsionar a sua marca pessoal e se destacar no mercado.

1- Invista no seu perfil pessoal

O Seu perfil pessoal no Linkedin é literalmente o seu cartão de visitas. Por isso, capriche na descrição, elenque as suas principais formações e conquistas profissionais.

Tenha uma foto adequada

Diferente de outras redes sociais, o Linkedin demanda mais seriedade e profissionalismo. Por conta disso, nada de fotos “engraçadinhas” ou muito fora do comum.

A ideia é ter uma foto condizente com o que você faz profissionalmente e de preferência em um ambiente neutro. A foto com um celular já é o suficiente, no entanto, capriche no visual e na ambientação.

Destaque seus principais atributos e feitos

Se a ideia é o marketing pessoal e autoridade, destaque as suas principais conquistas profissionais e projectos que realizou.

No entanto, seja honesto e fale sobre acontecimentos que realmente foram concluídos. De preferência, mostre relatórios, imagens ou qualquer material que comprove tais conquistas.

Capriche no título e na descrição do seu perfil

Foto, título e a descrição compõem o seu cartão de visitas no Linkedin, por isso dê atenção especial a eles.

Apresente-se de forma profissional e preencha todos os requisitos para ter um “Perfil Campeão”. Se tiver um blog ou site pessoal com um nome de domínio, não se esqueça de mencioná-lo.

2-Networking é o sinônimo do Linkedin

Networking é a palavra-chave que move toda essa rede social. Por conta disso, para que você construa autoridade é preciso estar próximo de quem já é influente.

A dica essencial é criar a sua rede de contatos de forma orgânica e de preferência com pessoas que você conhece na vida real. Por outro lado, evite “forçar” contatos com pessoas que você de fato não conheça.

Seja ativo nos grupos

Uma das formas de fazer network é participando de grupos específicos. E o Linkedin é repleto de grupos direcionados aos mais diversos temas e áreas.

Por isso, para ser bem visto, participe ativamente de grupos e esteja presente nos principais debates e conversas.

Faça contribuições positivas e relevantes

Outra forma de chamar a atenção e conquistar o apreço das pessoas no Linkedin (e em qualquer outra rede social) é fazendo contribuições relevantes nos grupos.

Dê opiniões sinceras e positivas. Fale sobre um tema que você domina e pode contribuir positivamente para a carreira de outros profissionais.

Ofereça soluções

Oferecer soluções e compartilhar experiências certamente é uma das melhores formas de sermos bem vistos por outras pessoas.

Se você percebe que pode ajudar de alguma forma, seja com uma informação, uma ferramenta ou com sua experiência, não hesite em contribuir, pois assim, as pessoas o verão com outros olhos.

3-Produza sempre conteúdo relevante

Eis aqui o maior segredo para criar autoridade no Linkedin (e em qualquer outro canal): produção de conteúdo.

Somente produzindo conteúdo relevante é que as outras pessoas poderão ver que você realmente é um contato que vale a pena ser seguido.

Toda a sua autoridade vem do que você propaga. Logo, se você criar e divulgar informações valiosas, certamente os outros profissionais passarão a te seguir.

Porém, não basta criar qualquer tipo de conteúdo, mas sim, é preciso ter consistência e conhecimento do que se diz. Veja a seguir algumas dicas nesse aspecto.

Saia do óbvio

Uma dica importantíssima para construir sua autoridade em qualquer canal é: saia do óbvio! É isso mesmo, saia do senso comum e mostre diferença real no que você faz e pensa.

Isso é importante para não cair naquela mesmice ou fazer o que todo mundo já faz. Lembre-se que os profissionais não querem mais apenas palavras motivacionais. É preciso mostrar resultados de verdade!

Mostre cases e conte histórias

Por falar em resultados de verdade, uma das formas de mostrar resultados é por meio de cases. Os “casos e causos” podem ser usados como excelentes ferramentas para criar autoridade.

Contar histórias de sucesso (e insucesso) é uma maneira de atrair a atenção das pessoas e transmitir autenticidade em seu conteúdo.

Sendo assim, comece a pensar naquelas histórias que aconteceram na sua vida profissional e transforme-os em cases. Certamente você vai inspirar alguém!

Faça vídeos

Ainda na pegada dos cases e das histórias, uma das formas de transmitir o seu conteúdo é por meio dos vídeos. O Youtube está aí para provar isso!

Os vídeos são formatos aceites em qualquer media e muito apreciados pelos usuários das redes sociais. Para criar autoridade eles são mais do que essenciais.

Para tal, não é preciso ter um grande estúdio e equipamentos de última geração. Um smartphone, um bom microfone e um ambiente adequado já são suficientes. E claro, uma boa história para contar!

Conclusão

Diferente das outras redes sociais, o Linkedin pode ser um canal para impulsionar a sua imagem profissional e gerar novas oportunidades de negócios.

Por isso, se você quer criar autoridade e ser reconhecido como profissional de destaque, tenha em mente que o Marketing Pessoal e o Networking são peças fundamentais nessa empreitada.

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