Conhecidos os primeiros 7 finalistas das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Realizou-se ontem a primeira Meia-Final na Vila de Salir, com transmissão em direto na RTP1 e RTP Internacional, e os 7 Patrimónios mais votados que ficaram apurados como Finalistas são:

Braga – FESTAS DE SÃO JOÃO DE BRAGA – Braga
Castelo Branco – CRIPTOJUDAÍSMO DE BELMONTE – Belmonte
Faro – FESTA DA ESPIGA – Salir
Lisboa – COLETE ENCARNADO – Vila Franca de Xira
Lisboa – SANTO ANTÓNIO, FESTAS DE LISBOA – Lisboa
A. Madeira – BAILINHO DA MADEIRA – Calheta
Viana do Castelo – ROMARIA DE SÃO JOÃO D’ARGA – Caminha

“Este será certamente um momento que ficará na história da freguesia de Salir. Foi com grande satisfação e um enorme orgulho, associado à grande responsabilidade de receber uma das meias -finais deste concurso em Salir, que aceitámos o honroso convite do presidente das 7 Maravilhas® e da RTP.

Isto é serviço público, para nós é muito importante, termos assim a oportunidade de promover a nossa freguesia, o concelho de Loulé e o Interior do Algarve, um interior repleto de História, cultura, gastronomia, artesanato, de paisagens deslumbrantes e gentes únicas no seu bem receber.” palavras de Deodato João, Presidente da Junta de Freguesia de Salir e Anfitrião desta 1ª Meia-Final.

“Foi uma meia-final que expressou bem o sentimento de orgulho nacional patente em todos os candidatos a concurso e que demonstra bem a força da cultura popular portuguesa, sobretudo num palco como a vila de Salir, que acolheu esta meia-final, no coração de um Algarve muito turístico, mas que soube preservar e sabe disfrutar das suas tradições mais populares. Muito obrigado às gentes de Salir que nos receberam.”, palavras de Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas.

A estes 7 patrimónios FINALISTAS vão-se juntar os outros 7 que irão ser apurados no dia 30 de agosto, na 2ª Meia-final a realizar-se em Torres Novas.

A Gala da Declaração Oficial, realiza-se a 5 de setembro de 2020 em Bragança e será transmitida pela RTP, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados nas Meias-Finais, vão ser eleitos 7 patrimónios pelos portugueses como as 7 Maravilhas da Cultura Popular® – Sical.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.