COVID-19: Cemitérios de Lisboa estarão abertos nos dias 1 e 2 de Novembro, mas com regras

A Câmara Municipal de Lisboa emitiu um comunicado no qual dá conta das medidas que serão levadas a cabo nos cemitérios da cidade, nos dias 1 e 2 de Novembro:

Nos dias 31/10, 1 e 2/11, os cemitérios de Lisboa vão estar abertos nos seus horários habituais. A Câmara Municipal de Lisboa, perante o contexto actual de pandemia de COVID-19 e atendendo às medidas emanadas pelo Governo sobre esta matéria, definiu um conjunto de procedimentos e medidas que deverão ser observados neste período em que habitualmente os cidadãos se deslocam aos cemitérios municipais para prestarem homenagem aos familiares falecidos:

1 – Haverá controlo de entradas. Serão criados circuitos de entrada e saída, com recurso a baias, sinalética e informação dos vigilantes no local. Nos termos da Resolução do Conselho de Ministros, nº 88-A/2020, não serão permitidos aglomerados superiores a 5 pessoas, salvo se tratarem do mesmo agregado familiar.

2 – O uso de máscara será obrigatório dentro do recinto cemiterial.

3 – As diversas missas que habitualmente são celebradas nestes dias nas capelas dos cemitérios, não se vão realizar. As capelas manter-se-ão encerradas.

4 – O atendimento nos serviços administrativos dos cemitérios de Lisboa nos dias 31/10, 1 e 2/11 será realizado, exclusivamente, por marcação, havendo ainda a possibilidade de as informações diversas poderem ser prestadas através de telefone ou e-mail;

5 – As salas de espera estarão encerradas.

6 – No caso do cemitério do Alto de S. João, dada a sua dimensão, a CML manterá em funcionamento os mini-autocarros existentes, limitando, como até agora, a sua capacidade a 8 passageiros.

7 – A Polícia Municipal terá reforço do número de efetivos que habitualmente estão à porta dos cemitérios nestes dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.