COVID-19 em Portalegre: “Palavra de solidariedade aos que estão sozinhos, aos que perderam o trabalho e que se encontram mais vulneráveis”

Numa altura de estado de emergência e em que estamos todos, ou quase todos, confinados à nossa residência, há que manter a esperança. E foi nesse sentido que a presidente da Câmara Municipal de Portalegre escreveu uma carta aos seus munícipes, que transcrevemos abaixo.

Caros Portalegrenses,

Neste momento em que vos falo, Portalegre tem seis infetados pela COVID-19, com todas as cadeias perfeitamente identificadas.

Estamos a acompanhar de perto o evoluir da situação, através de várias reuniões que se realizam todas as semanas, nomeadamente da Comissão Distrital de Proteção Civil, à qual presido.

A articulação com todas as entidades está a ser feita de forma excelente.

Neste momento de especial cuidado, enviamos uma palavra de conforto aos que estão doentes, esperando a sua rápida recuperação e salientando a atitude cívica e altamente responsável que sempre têm adotado.

Também uma palavra de solidariedade aos que estão sozinhos, aos que perderam o trabalho e que se encontram mais vulneráveis.

Não vos esquecemos.

Saudamos todas as iniciativas espontâneas de solidariedade que tem surgido na comunidade e lembramos que podem sempre usar o número de Emergência Social – 961 940 451.

Estamos cá para o que for preciso, não permitiremos que existam pessoas na nossa comunidade com carências alimentares.

Também estamos a acompanhar os empresários do concelho, e para isso criámos uma linha de apoio do Espaço Empresa para elucidar sobre todas as medidas em vigor.

Vivemos num território saudável, seguro, feito de espaço e vagar.

Continuamos a pensar no futuro e a acompanhar investidores que nos procuram, Portalegre será cada vez mais um destino apetecível.

Quando já se começam a sentir alguns sinais que apontam para o fim do Estado de Emergência relembro que o regresso a uma “aparente” normalidade terá de ser feito com regras e muitas precauções, acreditamos que apenas a adoção de comportamentos cada vez mais seguros e responsáveis poderá retardar a propagação do vírus.

Todos somos responsáveis uns pelos outros, todos temos que nos proteger uns aos outros.

Também é importante referir que a realização de testes aos funcionários dos lares do concelho de Portalegre está a ser feita. Esta como sabem, tem sido uma das nossas maiores preocupações.

Mantemos ativos dois Centros de Apoio com capacidade de mais de 150 camas e esperamos que não sejam necessários.

A forma como vivemos em sociedade vai ter de se adaptar às novas circunstâncias. Este ano vamos ter de cancelar a realização de eventos públicos.

Infelizmente não teremos as Festas do Concelho, teremos de adiar outros e de repensar a forma como os celebramos.

Por agora o uso das máscaras sociais e o distanciamento de segurança serão obrigatórios.

A Câmara Municipal de Portalegre vai disponibilizar à população máscaras reutilizáveis.

Já estão a ser confecionadas e respeitam o que foi estipulado pela DGS. Fizemos questão de adquirir todo o material no comércio local e agradecemos de uma forma muito sentida ao grupo de pessoas que de imediato se disponibilizou para as confecionar.

Estamos também a apoiar, através da Comunidade Intermunicipal, com os restantes municípios do distrito, a compra de um milhão de Euros de equipamentos para a ULSNA.

Também tenho que salientar o grupo de pessoas que se ofereceram para o Banco de Voluntários da Câmara Municipal de Portalegre, têm sido imprescindíveis para distribuir material que disponibilizámos a mais de 30 instituições do concelho.

Recordamos também todos os trabalhadores que mantém a funcionar os serviços do nosso concelho, os que estão na primeira linha e os que se encontram na retaguarda.

Despeço-me com uma nota de otimismo, coragem, confiança e muita responsabilidade, para que possamos voltar a trabalhar e a viver em segurança.

É com muito orgulho que reconheço que os Portalegrenses têm sido exemplares, juntos vamos conseguir.

Adelaide Teixeira

Presidente da Câmara Municipal de Portalegre

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.