Covid-19: Tendências de consumo durante o isolamento

Como certamente poderá ter notado, o consumo também mudou com a chegada do Coronavírus e decorrente plano de contenção. Saiba quais são os produtos que as pessoas estão a procurar mais durante o período de isolamento social.

O aumento progressivo no número de lojas online em Portugal e no mundo tem feito com que os consumidores online sejam em cada vez mais quantidade mas também cada vez mais exigentes.
Um estudo dos CTT revelava, em 2019, que a tendência era para que, cada vez mais, os portugueses comprassem online e preferissem esta forma de consumo. Apoiando a tendência, a alteração no ritmo de vida e nos dias das pessoas, fez com que as compras online se tornassem um foco dos dias atuais.
O aparecimento do Covid-19 motivou, pois, governos do mundo inteiro a tomar medidas intensas para travar a progressão da pandemia e criar um ambiente mais seguro, onde os índices de mortalidade pela doença fossem menores. Isto motivou o fecho de muitas superfícies comerciais e fez com que as pessoas recorressem mais às compras digitais para suprirem as suas necessidades de consumo.
Não existem dúvidas de que, provavelmente, esta será uma época complexa para todos em termos financeiros, estando prevista uma crise económica sem precedentes. Assim, este é o momento em que os empreendedores digitais mais precisam de orientar a sua ação e as suas estratégias para as tendências e para as necessidades das pessoas.
Saber quais são os produtos que marcam a tendência neste momento pode ajudar a aumentar os lucros de uma loja online, motivando o consumo. Venha saber quais são, nestes tempos complexos, os melhores
produtos para a sua loja online.

 

1. Roupas confortáveis

A tendência para o athleisure não é nova! Este conceito, que mistura a roupa casual com a roupa desportiva já tem estado em foco há algum tempo, sendo que a nova geração fit está preocupada com o conforto.
Neste momento, esta mistura entre casual wear e sports wear está a ser mais procurada porque, encerradas nos seus lares, a busca de conforto é maior do que nunca.
Ter este tipo de produto no seu catálogo, com uma variedade de peças e disponibilidade da mesma em várias tonalidades e para vários tamanhos e idades, poderá ser uma forma de impulsionar as vendas da sua loja digital.

2. Artigos pró sustentabilidade

Mesmo fechadas em casa, as pessoas estão, hoje, muito conectadas com a Natureza, o mundo e a ecologia. Isto é promovido pela própria tendência ambientalista do século XXI mas também pelas narrativas mediáticas durante o tempo do confinamento.
Se as notícias sobre mortes e infeções gera uma grande preocupação, os efeitos da paragem humana sobre o planeta têm chamado a atenção de todos, demonstrando como é importante ter uma ação sustentável para que se preserve o planeta.
Assim, isto gerou uma nova onda de
pensamento sustentável que motivou a procura de alguns produtos sustentáveis ou vegan, que pode integrar no seu catálogo para melhorar as vendas.
Neste leque, incluem-se os produtos
cruelty free e os produtos recicláveis ou feitos a partir de material recicláveis.

3. Suplementos alimentares

Houve vários motivos que levaram ao aumento nas vendas de suplementos alimentares online e, por isso, embora possa integrá-los na sua loja, é importante que tenha cuidado com a forma como o fará.
Algumas pessoas procuram estes produtos porque desejam manter a sua saúde ou porque necessitam de suplementos como o whey proteín para os ajudar nos seus treinos.
Ainda assim, outras estarão à procura de suplementação na sequência de algumas das
fake news que indiciavam o seu papel na cura do vírus.
Adote uma postura de responsabilidade, alertando para a importância da suplementação mas para a falta de evidência de que a mesma possa ter algum tipo de ação curativa ou preventiva face ao Covid-19. Isto ajudará a melhorar as suas vendas e estabelecerá uma relação de confiança entre a sua loja e o consumidor.

4. Produtos tecnológicos

Enquanto estamos encerrados nos nossos lares, é natural que a tecnologia esteja a ter um grande impacto nas nossas vidas, já que tudo o que acontece em termos de interação social foi, agora, digitalizado.
Neste momento, investir em tecnologia é algo que pode ajudar a melhorar as vendas do seu site e promover um maior interesse quanto à sua loja junto dos seus compradores.
Aposte em complementos para telemóvel, como cabos, transformadores ou carregadores; ou ainda em leitores de música.

5. Produtos personalizados

Mesmo durante o tempo de isolamento social, as pessoas ainda querem sentir-se especiais e únicas e esta é a razão pela qual poderá ter vantagens em apostar em produtos personalizados ou personalizáveis, apostando nos ecléticos mockups.
Este tipo de produto está sempre na moda porque permite que cada consumidor defina o que deseja para encontrar um produto à sua medida.

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