Criada petição para demolir Padrão dos Descobrimentos: “Paremos de aplaudir um período de tortura”

Foi criada uma petição pública com o objectivo de demolir o Padrão dos Descobrimentos.

Um monumento construído em 1940 para honrar Infante D. Henrique e glorificar a colonização não faz sentido em pleno séc XXI”, explica o textto da petição.

Acrescenta que “queremos mudar a sociedade, comecemos pela maneira como vemos a nossa história. Paremos de aplaudir um período de tortura e abuso na história de Portugal e comecemos a elucidar as mentes mais novas (e mesmo as mais velhas) pelo que realmente foi”.

Vamos descolonizar mentes.

ABAIXO O PADRÃO DA ESCRAVATURA E DO GENOCÍDIO!”, refere ainda a petição.

Mas existe outra petição com o mesmo propósito, que pode consultar aqui.

Contudo, há quem se esteja a insurgir contra estas vontades e tenha criado uma petição para identificar judicialmente os autores das petições.

14 thoughts on “Criada petição para demolir Padrão dos Descobrimentos: “Paremos de aplaudir um período de tortura”

  • Avatar

    A história de um país, seja ela boa ou má, não se apaga com petições! Haja paciência!

    Reply
    • Avatar

      E uma petição para mandar abaixo a Ponte 25 de Abril (ex ponte Salazar)? E retalhar Portugal e divi-lo pelas ex colónias? Orgulho da nossa história, orgulho em ser português.

      Reply
      • Avatar

        orgulho em saber que o vasco da gama lutou um barco de arabes que lhe deu abrigo, violo suas mulheres e fechou todos la embaixo pegando a esses mesmo fogo… que orgulho – enfim, podem não concordar com a petiçao, eu também não, mas abrem os olhos e vejam o que escrevem

        Reply
        • Avatar

          Vê-se que não tens nada na cabeça, faz parte da história do nosso pais, não somos perfeitos mas fizemos más coisas e muitas boas, como por exemplo fazer trocas com povos que não tinham nada…o vosso problema é falta de patriotismo e as faltas que tiveram na escola para ir vadiar em vês de perceberem o orgulho de ser desta nação e que devemos preserva-la, agora isso é passado, mas HOJE neste século XXI, sabes me dizer porque os Árabes fizeram atentados a matarem milhões de pessoas inocentes? Ou só te lembras de aquilo que te convém? Porque não vi ninguém fazer petições para acabar com os monumentos árabes ou oriundos de africa!!! Volta mas é para a escola e vai aprender a ser verdadeira cidadã portuguesa porque és daqueles que metes vergonha ao país, pessoas como tu que seguem outras como ovelhas provam que tudo o que descobrimos e homens como Cristóvão Colombo ou Pedro Álvares Cabral e que lutaram para abrir novos horizontes e culturas foi perca de tempo para pessoas como tu as herdar. Parabéns por teres o cartão de cidadão não quer dizer que sejas uma verdadeira.

          Reply
    • Avatar

      Gentinha ignorante, que quer mandar Patrimonio abaixo e foram vandalizar a estátua a Trindade.
      Câmeras, vigilância para apanharem essa gente e serem bem punidos.

      Reply
      • Avatar

        ignorante e dar mais valor a estatua do que a seres humanos.

        Reply
  • Avatar

    Simplesmente Otarios… não faz sentido, tudo por causa desta merda que está a acontecer no mundo… sempre haverá escravatura, sempre haverá racismo, sempre haverá xenofobia, e não haverá nada que mude isso, por exemplo… as pessoas de cor mais escurecida que não gostam (criticam, rebaixam, não sei mais palavras para explicar o racismo) de pessoas mais claras não se conseguem mudar, NÃO Á NINGUÉM QUE POSSA ENTRAR NA MENTE DE ALGUÉM E MUDAR O MODO DE PENSAR, NÃO DÁ!!!
    acho que as pessoas deveriam pensar antes de fazer isso… se isto acontecer a reputação de Portugal cairá para o fundo do poço…

    Reply
  • Avatar

    FILHOS DA PUTA, EU DOMOLO TE E A TI CABRAO DA MERDA!!! NUNCA NA PUTA DA VIDA VAIS DEMOLIR PARTE DA HISTORIA DE PORTUGAL E COM A QUAL OS MEUS AVOS PAIS E PROFESSORES ME ENSINARAM!!!

    Reply
    • Avatar

      ensinaram mal claramente, e também não ensinaram educação… enfim, posso não concordar com a demolição mas não porque a historia que a representa é boa, mas sim porque devíamos manter e educar seres embaceis como tu a verdade histórica que este momento representa!

      Reply
  • Avatar

    uma das coisas mais bonitas que lisboa tem??

    Reply
  • Avatar

    Uma ignorância muito grande, se isso acontecer. Este Patrimônio é Histórico e merece respeito. espero que o povo português, tão valoroso, não permita esta idiotice. É um dos símbolos de Lisboa, e merece preservação de seus cidadãos.

    Reply
  • Avatar

    Aliás como podes dizer isso Alexandra quando há apenas 2 anos os Árabes (isto falo no século actual) fizeram atentados em Paris, Espanha, Bélgica, Alemanha e não só….e estás a defender essas pessoas ??! Quer dizer lembras-te dos passados mas do presente não te lembras? És cega e a tua cegês é simplesmente uma vergonha para com o teu país, para ti vias o mundo igual por todo lado entao, não haveria cultura, nem história, te s filhos?? Tens ideias de ir viajar?? Porque os teus filhos nunca vão conhecer novas culturas ou histórias, é o que faz da viajem uma recordação da vida porque conheces- te algo de novo…mas pelos vistos a ti não te interessa, deves ter só uma parte do cérebro a funcionar e a outra foi queimada ou talvez inexistente…só faltava dizer que apoias o Daesh também e o que eles fizeram era uma bela ação de humanidade?!? O Racismo nunca vai desaparecer dessa maneira e quanto mais tentarem impôr ao martelo as vossas ideias mais o povo as rejeitará, o Racismo só existe quando se fala nele, pensas que os Árabes ou Africanos (Negros) são tolerantes ao racismo? Vai viajar, vai a África e vais ver como um branco é acolhido, quantos europeus são vítimas de racismos dos árabes e africanos no próprio país deles?? Sabes??? O Racismo tem que ser parado de ser falado e não utilizado como proveito para tentar obter o que queremos.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.