Cruzeiro Religioso e Cultural visita comunidades ribeirinhas e aldeias Avieiras ao longo do rio Tejo

 

 

O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo iniciou-se no passado dia 31 de Maio em Malpica do Tejo, e fará o seu percurso fluvial até Oeiras, onde chegará a 24 de Junho.

 

Cumprindo a tradição, embarcações típicas do Rio, como o picoto e a bateira, transportam a imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo em peregrinação até às comunidades ribeirinhas e aldeias Avieiras que se situam ao longo do rio. Num percurso de 12 etapas, a procissão fluvial decorre também em honra de outros santos da devoção dos pescadores ribeirinhos, evocando igualmente as tradições destas populações. À iniciativa, organizada pela Confraria Ibérica do Tejo, associam-se comunidades piscatórias ribeirinhas, associações culturais, náuticas e etnográficas, autarquias e paróquias.

 

 

O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo chega a Vila Franca de Xira no dia 17 de Junho, pelas 13:30. No dia 22 de Junho, parte em direcção a Alhandra, onde chegará pelas 18:00. E no dia seguinte, 23 de Junho, segue para a Póvoa de Santa Iria, com chegada prevista pelas 17:00. A 24 de Junho, o Cruzeiro Religioso do Tejo parte na direcção da Moita, dando continuidade ao seu objectivo de reforçar a identidade das comunidades através da partilha cultural e religiosa, aproximando-as do rio Tejo e convidando-as também a usufruírem da sua riqueza natural.

 

Consulte aqui o percurso completo do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo.

 

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 14/06/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

_