D.A.M.A associam-se à Garnier e Liga Portuguesa Contra o Cancro na “Hora do Sol Saudável”

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A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com a Garnier Ambre Solaire e o Ministério da Educação, apresentaram esta 2ª feira, dia 11 de Abril, a 3ª edição da “Hora do Sol Saudável” na Escola Básica do Parque das Nações.

 

Uma iniciativa que todos os anos impacta meio milhão de crianças, entre os 6 e os 10 anos de idade, com o objectivo de promover um comportamento responsável no que respeita exposição solar. Para esta edição são esperadas mais de duas mil turmas inscritas, superando assim os números de 2015.

 

 

Este ano a missão da LPCC e de Garnier Ambre Solaire torna-se mais ambiciosa, pois a “Hora do Sol Saudável” passa a integrar o movimento nacional “Juntos Por Um Sol Saudável”, iniciativa que pretende angariar 100 mil euros em donativos para a LPCC, por cada embalagem vendida durante o ano de 2016.

 

 

Para dar voz a estes projectos, as duas instituições contam com a participação dos D.A.M.A.

 

 

A reconhecida banda portuguesa juntou-se a esta causa e criou uma música e respectivo videoclip, onde figuram algumas mensagens importantes sobre proteção solar, numa versão alegre, divertida e com uma visão consciente dos perigos de uma exposição solar incorrecta. Com a associação a esta banda musical, a 3ª edição da “Hora do Sol Saudável” desafiará assim todos os alunos do 1º ciclo, do ensino público e privado, a fazer um vídeo, inspirando-se na música do movimento ‘Juntos Por um Sol Saudável’.

 

 

Segundo Margarida Condado, Directora de Marketing da Garnier Ambre Solaire, ”Estamos unidos à LPCC há 16 anos, pela mesma causa que é proteger a pele das nossas crianças. Juntos, queremos levar esta causa a todas as escolas do ensino básico em Portugal para que todas as crianças entre os 6 e os 10 anos adotem comportamentos solares mais responsáveis e saudáveis. A pele tem memória e segundo a OMS os primeiros anos de vida, até aos 18 anos, são decisivos, pois é nesta idade que o sol tem maior impacto na saúde”.

 

 

 

Portugal tem a cada ano 10.000 novos casos de cancro de pele. De acordo com a OMS, independentemente da hereditariedade e do tipo ou cor de pele, 70% dos casos de cancro de pele poderiam ser evitados se houvesse uma mudança no comportamento e hábitos de exposição ao sol.

 

 

Perante este número, Vítor Veloso, Presidente da LPCC, refere que “ainda há um longo caminho a percorrer para que o número de casos de cancro de pele comece a diminuir. Sendo Portugal um dos países com maior exposição solar e com mais dias de sol a nível europeu, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem apostado continuamente em acções de prevenção primária. Todos os anos, procuramos informar e sensibilizar a população e tentamos envolver, cada vez mais, os mais novos, para que as gerações futuras cresçam com hábitos saudáveis”.  

 

 

O concurso arranca no dia 11 de Abril e, após a inscrição, as turmas recebem um kit pedagógico sobre a campanha. As mesmas têm até dia 16 de maio para participar fazendo o upload do vídeo em www.horadosolsaudavel.pt.

 

 

Os vencedores serão divulgados no dia 1 de junho (Dia da Criança) e a escola vencedora receberá um prémio de 2.500€, juntamente com um tablet que será atribuído ao professor responsável pela turma vencedora, e ainda bilhetes para um concerto dos D.A.M.A. Adicionalmente, o 2º lugar receberá 1000€ e para o 3º lugar, um prémio no valor de 500€.

 

 

O júri será composto por um elemento representante das partes envolvidas, LPCC, Direcção-Geral da Educação, Garnier Ambre Solaire e pelos D.A.M.A.

 

 

O movimento ‘Juntos Por Um Sol Saudável’ tem como objectivo angariar 100 mil euros em donativos para a instituição. Este ano, por cada embalagem de Ambre Solaire vendida, serão doados 10 cêntimos para a causa da LPCC, traduzindo-se num aumento significativo do valor a doar à instituição, face aos anos anteriores.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

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