Depressão Barbara: Setúbal em Estado de Alerta Especial

O concelho de Setúbal está em Estado de Alerta Especial nos próximos dias, devido ao agravamento das condições meteorológicas, com chuva e vento fortes, causadas pela passagem da depressão Bárbara.

O Fenómeno Meteorológico Adverso “Bárbara” traz à região de Setúbal episódios de chuva intensa e persistente e de vento forte do quadrante sul com rajadas que podem chegar aos cem quilómetros por hora, em particular durante os períodos da tarde.

Tendo em conta o agravamento previsto para os próximos dias, o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um conjunto de avisos meteorológicos, com níveis de severidade a variar entre o “Amarelo” e o “Vermelho”, e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil ativou o Estado de Alerta Especial.

A situação mais grave, e que motivou a emissão de aviso meteorológico de nível “Vermelho” pelo IPMA, verifica-se durante a tarde e início de noite de amanhã, com a previsão de chuva por vezes forte e persistente para a região de Setúbal.

Perante este cenário, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal recomenda a adoção de medidas de autoproteção, como a verificação do estado em que se encontram telhados, caleiras e algerozes de moradias ou prédios e a garantia da desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

A opção por uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, e o não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, constituem outras medidas de autoproteção.

Perante o quadro de vento forte, é apontada a necessidade de garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas suspensas, e aconselha-se especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores.

Os passeios na costa e a prática de atividades relacionadas com o mar são, igualmente, desaconselhadas.

Mais informações sobre as previsões e avisos meteorológicos para os próximos dias podem ser consultadas através da aplicação para dispositivos móveis “Setúbal SOS” ou na conta de Twitter oficial da Proteção Civil de Setúbal em @setubalsos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.