Desfolhada Com Vinhos e Petiscos em Valença

unnamed

 

 

Valença vai proporcionar o reviver da tradição da desfolhada no próximo fim de semana, 14 e 15 de outubro, na freguesia de Cerdal, com prova de vinhos novos, petiscos e pratos da gastronomia local.

 

 

Uma festa emblemática do outono que convida os mais velhos a recordar e os mais novos a descobrir uma das atividades agrícolas mais castiças, as desfolhadas.

 

 

As desfolhadas eram motivo para encontro de amigos, vizinhos e familiares, numa autentica e grande festa valenciana. Esse ambiente único e genuíno será recriado em Cerdal. Os típicos carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, os sons das concertinas e as desgarradas prometem uma festa animada onde todos são convidados a descobrir a espiga rainha. Manda a tradição que quem a encontrar tem de roubar um beijo a uma donzela e se aparecer uma espiga com “filhos” acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.

 

 

Na desfolhada não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual da desfolhada.

 

 

Uma festa que contará com produtos da gastronomia local onde se destacarão os afamados vinhos verdes novos, o arroz de sarrabulho e rojões e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço, o bolo do tacho e os rojões.

 

 

O certame abre sábado, às 18h, estando marcada a prova de vinhos novos para as 18h30. O castiço desfile da desfolhada começará às 19h30 seguido de desfolhada, encontro de concertinas e cantares ao desafio com Tiago Maroto. Domingo o certame abre às 10h com uma exposição de alfaias agrícolas, seguido do almoço do arroz de sarrabulho e rojões, às 12h30. A Desfolhada de 2017 encerrará com um concerto do Grupo de Cordas 6tàs9 durante a tarde.

 

 

A iniciativa é da Câmara de Valença e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta, ainda, com a colaboração da Junta de Freguesia de Cerdal e de várias associações e juntas de freguesia do concelho.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6789 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.