Discovery Channel vai abordar os problemas ambientais em “A Extinção do Bacalhau”

extinçao do bacalhau

 

 

“A Extinção do Bacalhau” vai apresentar, a partir das 22:00 do dia 17 de Setembro, a crise social e política que está a acontecer em Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. A economia desta região baseia-se na pesca do bacalhau, o “melhor amigo” dos portugueses. Esta crise está a acontecer devido aos problemas ambientais e à pesca excessiva.

 

 

 

A região da Nova Inglaterra, que situa-se na região no noroeste dos Estados Unidos, tem uma economia baseada na pesca do bacalhau, um dos manjares preferidos dos habitantes locais. Só que nos últimos tempos, a pesca no golfo do Maine, tem estado em perigo, o que coloca este negócio, que anteriormente era bem lucrativo, quase na ruína.

 

 

 

As comunidades pesqueiras estão a sofrer devido à desertificação enquanto que os poucos que ficam pedem às autoridades ajuda para poderem continuar nesta actividade que muito lucro deu aos habitantes da Nova Inglaterra.

 

 

 

Só que o número de bacalhaus presentes nas águas diminuiu e os cientistas acreditam que isto está a acontecer devido ao aumento da temperatura da água e à pesca em excesso. Investigadores marinhos asseguram que, neste momento, a população de bacalhau é de apenas 3 ou 4% nas águas desta região.

 

 

 

Para combaterem estes números e depois de proibir a pesca do bacalhau no Golfo do Maine, as autoridades federais têm aplicado várias medidas restritivas para tentar recuperar esta espécie. Estas medidas têm prejudicado as famílias de pescadores que tradicionalmente têm vivido da pesca do bacalhau.

 

 

 

Estas medidas têm colocado a comunidade local contra cientistas, reguladores e o governo federal. Esta “luta” poderá ser vista no documentário “A extinção do bacalhau”. Este documentário vai permitir que os espectadores do Discovery Channel conheçam todos os pontos de vista presentes nesta crise. Pescadores, cientistas, políticos e reguladores vão ajudar a compreender esta situação.

 

 

 

O documentário “A extinção do bacalhau” estreia no Discovery Channel no dia 17 de Setembro, pelas 22:00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.