“Duetos: Vinhos e Petiscos do Alentejo” arranca esta quinta-feira

O evento “Duetos: Vinhos e Petiscos do Alentejo” arranca esta quinta-feira, 15 de outubro, pelas 12h30, com o primeiro de três showcookings que se vão realizar a partir do Instagram dos “Vinhos do Alentejo”. O chef Jorge Peças vai estar à conversa com João Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), enquanto confeciona os melhores sabores a casar com os vinhos típicos da região.

A iniciativa, apresentada por José Pedro Vasconcelos e da autoria da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), inicia-se com a preparação de um prato elaborado com alimentos locais e da época pelo chef Jorge Peças, conhecido pelas experiências gastronómicas que proporciona a todos os que visitam o emblemático Convento do Espinheiro, em Évora. O prato tipicamente alentejano será acompanhado por um vinho da Herdade dos Grous.

Durante a preparação da ementa, estarão também em cima da mesa questões como a importância da sustentabilidade ambiental, económica e social, no setor vitivinícola português, as ações implementadas no âmbito da iniciativa PSVA ou os seus impactos na notoriedade dos Vinhos do Alentejo.

Durante a transmissão em direto, será, ainda, anunciado o sorteio de duas noites para duas pessoas na Casa do Escritor, com direito a uma prova de vinhos na Herdade do Freixo, uma refeição no Café Alentejo e, ainda, uma segunda prova de vinhos de seis marcas distintas, na Rota dos Vinhos do Alentejo.

O evento procura, com esta iniciativa, ajudar os membros locais a unirem-se numa altura de pandemia e incerteza. A CVRA acredita que o sorteio possa dar a conhecer um Alentejo que “está mesmo aqui ao lado e que tem um enorme potencial para ser visitado”, conclui Francisco Mateus.

PROGRAMA DO EVENTO “DUETOS: VINHOS E PETISCOS DO ALENTEJO”

15 de outubro, pelas 12h30 | João Barroso (coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo) e o chef Jorge Peças, do Convento do Espinheiro conversam sobre o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo.

22 de outubro, pelas 12h30 | Francisco Mateus (presidente da CVRA) e chef José Vintém conversam sobre o potencial vitivinícola da região do Alentejo.

29 de outubro, pelas 18h15 | Pedro Verdial (responsável pela gestão das redes sociais da CVRA) e o chef de doçaria conventual, Fernando Correia, abordam o novo espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo, bem como o Enoturismo na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.