“E se fosse consigo?” aborda o peso da imagem no segundo episódio

O segundo programa do “E se fosse consigo?”, de Conceição Lino tem como tema o peso da imagem. Este segundo programa passa na segunda-feira, dia 25 de Abril, a seguir ao “Jornal da Noite”.

 

 

A história deste segundo programa acontece junto da praia, onde um ginásio anuncia uma aula grátis com várias modalidades para quem quiser inscrever-se. Uma jovem aproxima-se do funcionário mas a mãe não a deixa fazer a inscrição: “Porque estás gorda filha! Não tens imagem! Queres expor-te frente a toda a gente com essas banhas? Vamos embora”.

 

 

Esta é a forma como a mãe humilha a filha em público por causa do peso. A partir desta cena, o programa “E se fosse Consigo?” quer saber até que ponto alguém intervém para censurar o comportamento da mãe e defender a filha. Numa sociedade em busca do corpo perfeito, os gordos são apontados, discriminados e julgados por causa do peso. Muitos vão construindo a imagem do “gordo sorridente e bem disposto” que desculpabiliza o comportamento dos outros. Se se fizesse uma lista de pessoas alvo de preconceitos, provavelmente os gordos nem entrariam.

 

 

Mas a imagem de alguém gordo ou com “peso a mais” desencadeia juízos de valor e atitudes que provocam discriminação, sofrimento e desrespeitam os direitos destas pessoas. O programa da SIC questiona até que ponto a sociedade aceita que o peso possa definir qualquer pessoa.

 

 

O programa de Conceição Lino “E se fosse consigo?”, vai para o ar segunda-feira, às 20:50, logo a seguir ao “Jornal da Noite”, na SIC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.