Eleições americanas em destaque no Odisseia

the-american-west-2

 

A pouco mais de um mês das Presidenciais nos Estados Unidos e partir de 5 de Outubro, todas as quartas-feiras, às 21:30 e às 22:15, as eleições americanas vão estar em destaque nas séries “The American West” e “Corrida à Casa Branca”. Estas produções contam com nomes como Robert Redford e Kevin Spacey, respectivamente.

 

 

“The American West”, que estreia no Odisseia às 21:30, com exibição semanal todas as quartas-feiras, é uma reconstituição narrativa de factos reais de oito episódios à conquista do Oeste Americano selvagem, desde o final da Guerra Civil (1865) até 1890, produzida por Robert Redford, o famoso Sundance Kid. Outras figuras importantes do imaginário americano vão ser retratadas, como: Jesse James, Billy the Kid, Wyatt Earp, Crazy Horse, e Sitting Bull, contando ainda com entrevistas exclusivas a actores notáveis dos filmes western clássicos como James Caan, Ed Harris, Burt Reynolds, Tom Selleck, Kiefer Sutherland, Mark Harmon e Ed Harris.

 

 

Durante quase 50 anos, os Estados Unidos cobriram-se de sangue por causa do conflito com os índios, os gangues de foras-da-lei e uma das guerras civis mais cruéis e sangrentas da história. Era um mundo dominado pelo dinheiro e pela ganância, onde não importava o lado da lei, mas sim quem disparava mais rápido.

 

 

O Odisseia exibe semanalmente a recriação de um mundo violento de cowboys, índios, foras-da-lei e pistoleiros, uma civilização personificada no avanço dos caminhos-de-ferro, nas armas de fogo e na expansão das cidades, na invasão do mundo nativo selvagem das tribos índias, como os Sioux, liderados pelo Touro Sentado ou o Cavalo Louco.

 

 

Às 22:15 estreia “Corrida à Casa Branca, uma produção de Kevin Spacey, protagonista de “House of Cards”, que se sagrou no programa mais visto de sempre na CNN, com uma audiência de mais de 2,5 milhões de expectadores.

 

 

 

Centrada nas campanhas presidenciais mais célebres da história dos Estados Unidos, “Corrida à Casa Branca” combina imagens de arquivo inéditas com entrevistas a alguns dos protagonistas e excelentes encenações dos eventos mais importantes.

 

 

Lincoln teve de sobreviver a uma tentativa de assassinato, defender a abolição da escravatura e manter um perfil discreto para que os seus companheiros de partido lhe facilitassem o caminho até à Casa Branca. JFK superou a inexperiência e catolicismo através de um uso sem precedentes do poder da televisão. A sua juventude e atração acabaram por o ajudar a derrotar o experiente e orgulhoso Richard Nixon nos primeiros debates televisivos da história. Bill Clinton conseguiu superar os prognósticos mais negativos que davam a vitória a George H. Bush com uma das campanhas mais agressivas e eficazes que há memória.

 

 

Os seis capítulos desta trepidante série documental narram as campanhas presidenciais mais célebres da história dos Estados Unidos, tais como Abraham Lincoln, John F. Kennedy, ou Bill Clinton, que contra todos os prognósticos, chegaram à Sala Oval. O primeiro episódio, a ser transmitido no dia 5 de Outubro retrata a campanha de Andrew Jackson vs John Quincy Adams ( 1828);Abraham Lincoln vs Stephen Douglas ( 1860)- 13 Outubro;Harry Truman vs Thomas Dewey ( 1948)- 20 Outubro;John F. Kennedy vs Richard Nixon ( 1960)- 27 Outubro;George H. W Bush vs Michael Dukakis ( 1988)- 3 de Novembro e Bill Clinton vs George H. Bush (1992)- 10 de Novembro.

 

 

Estas e outras histórias são recriadas nesta interessante série que analisa o carácter e a personalidade dos candidatos, bem como a natureza inconstante das campanhas políticas, a forma como um tema ou uma questão pode inclinar a balança e o significado real da democracia e do poder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.