Engenheira florestal muda de vida e cria marca de chocolates gourmet

Raquel Lima

 

Raquel Lima sempre teve o sonho de ser empresária e conseguiu concretizá-lo através do  gosto pela cozinha “doce”, mais concretamente através do chocolate. O lançamento oficial da sua marca, a «Pedaços de Cacau», é já amanhã, 24 de maio, às 17h00, no Hotel Pestana Vintage, na Ribeira do Porto.

 

 

 

Tabletes, bombons e lollypops com uma percentagem de cacau acima da média (no mínimo 54%) saem diariamente da cozinha certificada de Raquel Lima. É assim há cerca de três anos, desde que a engenheira florestal decidiu aplicar as técnicas que aprendeu num workshop, o que viria a mudar por completo a sua vida.

 

 

 

A marca «Pedaços de Cacau» começou por ser um hobby que permitia oferecer prendas artesanais e personalizadas aos amigos no Natal, mas rapidamente se transformou numa alternativa de negócio e de carreira, tal era a qualidade dos produtos. Registada a marca, a progressão foi notória, sobretudo porque o projeto tem o selo do «Portugal Sou Eu», o que alavancou a marca de forma exponencial e permitiu a Raquel Lima dedicar-se e ele, de forma exclusiva, desde o início deste ano.

 

Chocolates

 

 

Em três anos, esta Unidade de produção Artesanal já arrecadou diversos prémios, nomeadamente nos “óscares da culinária” – os «Great Taste» – ou no Concurso Nacional dos Chocolates Artesanais. Os galardões começam a somar-se e incluem, por exemplo, a medalha de ouro em 2016, a de prata em 2016 e 2017 e, ainda, a medalha Melhor dos Melhores em 2017.  

 

 

 

Raquel Lima faz questão de manifestar a sua preocupação com a natureza e sustentabilidade e, por essa razão, utiliza como matéria-prima o chocolate belga proveniente de cacau plantado através de práticas sustentáveis na África Ocidental. Para a empresária, “é a qualidade do chocolate, a política de responsabilidade ambiental com que é produzido e a forma original como misturo os sabores e texturas que fazem da «Pedaços de Cacau» uma marca distinta“. Quanto a expetativas para futuro, a “artesã de chocolate” prevê que a marca ocupe um lugar de excelência na mente dos consumidores e que represente um exemplo de sucesso no empreendedorismo feminino em Portugal.

 

 

 

Amanhã, às 17:00, a «Pedaços de Cacau» vai ser lançada oficialmente, num momento envolvente e intimista que permitirá aos convidados saborear os chocolates premiados de forma muito original: através de uma harmonização de bombons e vinho do Porto da Poças Junior. Mais ainda, Raquel Lima irá apresentar um novo bombom, inspirado nas festas populares de São João e o reconhecido Chef Rui Martins, detentor do prémio de Cozinheiro do Ano, irá surpreender os presentes com uma sobremesa que interpreta a versatilidade dos bombons. Mais do que um fim de tarde doce, será um momento dinâmico que premeia a criatividade e a originalidade na culinária.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6700 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.