Entenda as vantagens de um trabalho de conclusão de curso

O trabalho de conclusão de curso é uma parte extremamente importante da sua formação acadêmica. Algum profissionais escolhem a opção de eleger um trabalho de conclusão de curso pronto.

Mas, antes de optar em desistir ou enfrentar o TCC é necessário entender se o trabalho de conclusão de curso é obrigatório ou não para a conclusão da sua graduação e como esse trabalho pode impactar sua vida profissional no futuro.

Antes de mais nada é necessário entender que o TCC pode ter diferentes formatos e entre eles estão o artigo científico, a monografia, o projeto de campo, um estudo de caso, entre outras opções.

Em todos esses formatos é reforçado a sua relevância e deixa claro a sua extrema importância para a formação acadêmica. O objetivo principal do TCC é que o futuro profissional possa usar todo o conhecimento adquirido ao longo do curso para produzir conhecimento cientifico.

O CNE – Conselho Nacional de Educação, órgão do MEC responsável pela educação superior no país, homologou em 2018 um documento deixando claro o caráter optativo do trabalho de conclusão de curso para a graduação superior.

Sendo assim, é de escolha da instituição de ensino exigir o TCC dos estudantes e escolher o formato que deverá ser produzido e entregue.

Qual é a importância real do TCC?

O trabalho de conclusão de curso é uma etapa extremamente importante na jornada de aprendizagem de um profissional.

Muitas instituições, devido as inúmeras vantagens que a atividade oferece aos profissionais em formação, incluem o TCC em seu currículo para que formem profissionais qualificados e competentes.

O trabalho funciona como um meio prático de testar todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. Sendo assim, deve ser produzido com empenho e contar com uma abordagem de pesquisa relevante.

Além de uma obrigatoriedade por parte de muitas instituições, o TCC pode representar um diferencial competitivo no concorrido mercado de trabalho.

O trabalho permite, de forma embasada, que o estudante demostrar sua capacidade de realizar pesquisas e organizar informações de diferentes fontes para produzir conhecimento acadêmico.

O que é um Artigo científico?

Diante de todo o potencial de ganho em uma produção de TCC, muitas instituições elegem o Artigo Científico como formato padrão para entrega ao final do período de curso.

Muito usado pela comunidade acadêmica para divulgar pesquisas, o modelo possui um padrão específico e uma estrutura ordenada. Um artigo científico apresenta um resultado sintetizado de uma pesquisa feita a partir de métodos científicos.

Ao concluir um artigo o estudante pode ter outros benefícios, já que poderá submeter seu trabalho a publicação em um Revista Acadêmica permitindo que seu trabalho tenha mais prestigio e visibilidade.

Como resultado de seu empenho, o estudante pode ganhar bolsas de estudo, melhorar seu currículo e desfrutar de outros benefícios por parte de instituições de ensino ou empresas a partir de sua publicação.

Mestrado e Doutorado precisam de TCC?

Para aqueles que desejam ir mais a fundo no universo acadêmico, o mestrado e o doutorada são excelentes opções.

Tanto no mestrado quanto no doutorado é necessário a apresentação de um TCC ao final do curso, sendo ambas linhas de formação centradas em pesquisas.

No mestrado é necessário desenvolver uma dissertação, já no Doutorado uma Tese e, além da parte escrita, é necessário realizar uma apresentação para um banca avaliadora assim como no ensino superior.

Se você deseja fugir do TCC, cursos de pós graduação no estilo MBA não exigem um trabalho de conclusão de curso e são mais voltados para os profissionais que precisam de formação prática, totalmente voltada para o mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.