Esclarecimento GNR – Notícia “GNR deita ao lixo dezenas de quilos de comida em Portalegre”

A GNR- Guarda Nacional Republicana emitiu um comunicado no qual aborda uma notícia hoje dada pelo Jornal de Notícias.

Abaixo, o comunicado na íntegra:

Na sequência da notícia “GNR deita ao lixo dezenas de quilos de comida em Portalegre”, publicada no Jornal de Notícias, edição de hoje, 27 de janeiro, vem o Comando da Guarda prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Na sequência dos surtos de gastroenterite ocorridos durante o 40.º Curso de Formação de Guardas (CFG), e de acordo com as orientações da Unidade de Saúde Pública de Portalegre, conjuntamente com a Direção de Veterinária da GNR, foi promovido um conjunto de medidas visando evitar a ocorrência de um novo surto, de entre as quais se destacam:

a. A realização de um curso de higiene e segurança alimentar, o qual abrangeu todos quantos, no Centro de Formação de Portalegre (CFP), trabalham na área da alimentação;

b. A reparação e aquisição de novos equipamentos para a cozinha;

c. A alteração de procedimentos relativos à receção, armazenamento, confeção e distribuição dos bens alimentares.

2. Em concreto, importa ressalvar que, para além de seguir as orientações de saúde pública já mencionadas, a não reutilização dos alimentos não consumidos cumpre as normas previstas no Regulamento CE nº 1069/09 – Regras sanitárias relativas a subprodutos animais, designadamente as disposições conjugadas da alínea p) do artigo 10.º, e dos artigos 11.º e 14.º;

3. Complementarmente, o CFP adotou medidas de maior rigor na marcação das refeições, por parte de todos os utentes, situação que tem contribuído para a redução dos excedentes”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.