“EUA, Uma Nação Armada” para ver no Odisseia

odisseia

 

Nas quintas-feiras, dias 19 e 26 de Janeiro, sempre às 21:30, o Odisseia retrata polémico em “EUA, uma Nação Armada”. Este especial aborda o problema das armas no país e estreia na semana em que Donald Trump, que contou durante a campanha com o apoio do lobby a favor das armas realizado pela NRA (Associação Nacional de Rifle), assume a presidência do país mais poderoso do mundo.

 

 

Há cerca de 300 milhões de armas de fogo em circulação nos EUA, o correspondente a mais de uma arma por cada habitante adulto, de acordo com um estudo realizado pelas Universidades de Harvard e Northeastern. A situação é de tal forma alarmante que se estima que 133 milhões delas estejam na posse de apenas 3% do de habitantes.

 

 

Este especial arranca na quinta-feira, dia 19 de Janeiro, às 21:30 com a estreia de “NRA: O Poder das Armas”. Este documentário analisa a evolução e a força actual da Associação Nacional de Rifle, um pequeno grupo de entusiastas das armas que se converteu numa das forças políticas mais poderosas dos Estados Unidos da América. 

 

 

Esta primeira parte do especial vai contar com algumas entrevistas feitas aos membros mais destacados da NRA, como Wayne LaPierre, assim como membros do congresso, oficiais da Casa Branca (antigos e actuais), o Vice-Presidente Joe Biden, e familiares de vítimas dos massacres de Newtown e Columbine. O documentário explica como foi possível que esta associação tenha aniquilado qualquer avanço face à limitação da segunda emenda da Constituição norte americana e o controlo das armas no país. 

 

 

 

Já na quinta-feira seguinte, 26 de Janeiro às 21:30, o canal mergulha na cultura de violência e armas, e na sua evolução, desde os primeiros colonos até à Guerra Civil, sem faltar a violência dos grupos do século XIX, os gangsters dos loucos anos 20, e a batalha pelos direitos civis, no documentário “Armas nos EUA”.

 

 

 

Com entrevistas a Bill Cosby, Frank Serpico e David Keene, presidente da NRA (Associação Nacional de Rifle), este documentário analisa a complexa vinculação das armas com a violência, e a guerra cultural entre os críticos e os defensores do direito ao uso e posse de armas na América do Norte, o país desenvolvido com a mais alta taxa de armas por habitante, registando cerca de trinta mortes diárias causadas por ferimentos de balas.

 

 

 

“EUA, uma Nação Armada” pode ser visto nos dias 19 e 26 de Janeiro, às 21:30, no canal Odisseia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.