Évora: Artes à Rua com várias acções para “reduzir o impacto ambiental”

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa recebeu hoje, 15 de Janeiro, a apresentação do projecto DeclareAção, um manifesto que junta vários festivais no sentido de fazer e incentivar mudanças nos hábitos em prol de um mundo melhor.

Entre as várias entidades presentes e à parte da apresentação, o Infocul conversou com Luís Garcia, programador do Artes à Rua, evento que anualmente realiza-se na cidade de Évora.

No ano passado já começámos a pôr em prática acções no sentido de reduzir o impacto ambiental, que o festival tem, nomeadamente através da recolha de garrafas de plástico. Ao contrário de outros festivais que acontecem em recinto fechado, nós não temos muito controlo . Por exemplo esses festivais têm bares próprios onde podem optar por utilizar copos reutilizáveis, nós não. O nosso festival ocorre no centro histórico, não tem entradas, tentamos sensibilizar os operadores económicos, os donos de bares e restaurantes, para quando as pessoas se vão abastecer de bebidas, mas não temos muito controlo sobre isso”, começou por nos dizer.

Acrescentou que “é uma campanha que está em curso e na qual os próprios festivaleiros têm importante papel nisso. No ano passado tivemos o dispositivo de recolha muito agressivo, com vários jovens voluntários com mochilas bem identificadas a recolher garrafas de plástico, tivemos também vários pontos de recolha identificados com o logo do festival em vários pontos da cidade. Este ano vamos acentuar isso com colocação de vários pontos de água e com a atribuição de garrafas recicláveis às pessoas que queiram utilizar e também aos artistas que estarão em palco”.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6661 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.