Fátima Campos Ferreira escreve longo texto sobre o fim do Prós e Contras, na RTP1

Depois do anúncio do fim do programa Prós e Contras, na RTP, Fátima Campos Ferreira escreveu um longo texto no qual faz um balanço.

 

Memória
Um teatro cheio , um palco luminoso , um fato preto e uma camisa branca .
Espreito pela frincha das cortinas de pano preto…vejo filas de rostos, sentados …. um grupo de convidados escolhido a dedo, frente a frente. Engolem em seco, humedecem a garganta , relançam os olhos em papéis de apoio, e aguardam expectantes. Volto a preparar-me mentalmente para os minutos que aí vêm. Vou estar ali no meio, seguir o fio condutor de matérias que de tanto estudar já quase sei de cor. Mas a ansiedade vai crescendo. Não fora o avultado número de horas de directo na viagem profissional, e até o arranque seria impossível. Entra o genérico , o último gole de água, e aí vou.
Já não sei quem sou , mas sei ao que venho. Modero uma orquestra de ideias de diferentes tons e pareceres. Um a um vão entrando de forma articulada dando sentido ao tema. Lanço ângulos de debate , esbracejo, caminho, aponto , peço opinião ,e até desculpa quando tiro a palavra e mudo de assunto. Há nas frases ditas um crescendo de emoções ,e um exercício de retórica que já é imparável,mas vou controlando sempre a pensar no espectador á procura de esclarecimento. Cada um toma posição em função dos seus valores e convicções, e assim deve ser. Respeito, provoco, sou advogada do diabo, humorizo e conto minutos e segundos num contra relógio, para tornar possível o maior número de argumentos.
Foi assim no primeiro dia, 14 outubro de 2002 , e repetiu-se em todos os outros, ano após ano, ao longo de dezoito anos!

É uma honra e um privilégio servir o meu país no serviço público de televisão. Obrigada aos que nos seguiram, aos que criticaram, aos que o inventaram , aos que connosco construíram o Prós&Contras.
Ás diferentes equipas que me acompanharam na aventura semanal de saltar barreiras, de conseguir o impensável , de sofrer, insistir, persistir, sonhar , gritar e pensar… porque sim!
Por aqui passou o país. O bom e o mau. O possível e o impossível, a política e a cultura , a economia e a justiça , os valores e até o Amor.
Que vida tão preenchida … foi sala de presidentes e de povo anónimo, de artistas e profissionais de variados talentos.
Tantos que me vou esquecendo para relativizar a saudade .
Afinal tudo vale o que vale !
Esta que escreve sou eu, aquela que quando passa já se habituou a ouvir …”lá vai a do Prós&Contras”.
E os que o fizemos, somos todos , os Portugueses que durante anos , no dia seguinte perguntámos ao do lado…viste ontem aquele que falou no Prós&Contras? Ehhh pá foi demais…..
A jornalista segue dentro de instantes com novos episódios da Vida deste País.
Fátima Campos Ferreira – RTP

MemóriaUm teatro cheio , um palco luminoso , um fato preto e uma camisa branca .Espreito pela frincha das cortinas de…

Publicado por Fátima Campos Ferreira em Sábado, 25 de julho de 2020

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.