festa do avante

 

 

15 mil participações de atletas, técnicos e dirigentes, 30 modalidades representadas, 320 associações e colectividades envolvidas na organização, são números que ilustram a expressão e visibilidade que a Festa  do Avante! dá ao desporto popular, que apesar de praticamente ausente das televisões e dos jornais da especialidade, movimenta milhões de pessoas e em muitos casos apenas um punhado de euros” revela a nota de imprensa.

 

 

 

Por isso, o desporto na Festa é também uma forma de luta para assegurar “à generalidade da população condições de acesso à prática desportiva regular nos seus vários níveis e modalidades, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e realização plena”.

 

 

 

Ainda antes dos 3 dias da Festa, tem lugar o torneio de futsal infantil Avante Jovem que começou no final de Maio, jogando-se as finais no domingo, 3 de Setembro, à tarde: em Benjamins (10/11 anos), a final joga-se entre o Belenenses Margem Sul e o Leão Altivo; em Traquinas (8/9 anos) o vencedor decide-se entre o AD Quinta do Conde e o Amora FC; e na categoria de Petizes (6/7 anos) o jogo derradeiro opõe o Belenenses do Barreiro à Academia Sporting da Cova da Piedade.  Participaram nos torneios 96 equipas num total de 100 jogos e mais de 1000 crianças, treinadores e árbitros envolvidos.

 

 

 

Na manhã de domingo, 27 de Agosto, tem lugar o Passeio de Cicloturismo, com partida e chegada na Quinta da Atalaia e percurso de 42 quilómetros, cuja inscrição pode ser efectuada aqui.

 

 

 

Como forma de promoção do desporto adaptado estarão presentes equipas de basquetebol e andebol adaptados, demonstrando como o desporto é efectivamente “um direito de todos”, sem excepção, num País com índices baixíssimos de prática desportiva entre as pessoas com deficiência. Para além dos jogos que aí terão lugar, há cadeiras de rodas disponíveis para quem quiser experimentar.

 

 

 

Muitas dezenas de modalidades estão disponíveis para ver e experimentar nos dias da Festa como o Futsal, em seniores masculinos e femininos, decorrendo sábado, no Polidesportivo da Festa, os últimos jogos do torneio.

 

 

 

O mesmo acontece nos jogos tradicionais, quer no Chinquilho de Malha Pequena quer na Malha em Terra Batida. Também neste caso, na Atalaia jogar-se-ão as últimas jornadas de um campeonato que envolve 51 equipas masculinas e 23 femininas.

 

 

 

Das galas de ginástica e de danças de salão  estão inscritos 150 ginastas de sete colectividades e 15 pares de bailarinos, vários oriundos de classes de competição.

 

 

 

A gala de artes marciais trazem demonstrações de Yoga, Kung Fu – Dança do Leão, Jiu Jitsu, Gojoryu Karaté-Do, Jogo do Pau Português, Taek-Won-Do, Judo, Krav Maga, Kung Fu e Capoeira.

 

 

 

Num ringue próprio, o boxe e o kickboxe estarão também em destaque, com a realização de perto de 40 combates, masculinos e femininos, modalidades cada vez mais praticados por crianças, jovens e mulheres.

 

 

 

Os matraquilhos estarão uma vez mais presentes na Festa com dez mesas, uma das quais adaptada. Serão disputados campeonatos com alguns dos melhores protagonistas desta modalidade e haverá ao longo dos três dias mesas para quem quiser jogar.

 

 

 

Fazem ainda parte do programa o basquetebol, o andebol, a zumba, o hóquei em patins, o roller derby, a patinagem artística, o xadrez e os desportos radicais, como a parede de escalada ou o slide este último situado junto ao lago.

 

 

 

Na  Corrida e na Caminhada  a participação é gratuita e  aberta  a  todos, bastando  os interessados inscreverem-se até 30 de Agosto através de: http://www.festadoavante.pcp.pt/2017/corrida-da-festa (corrida) e http://www.festadoavante.pcp.pt/2017/caminhada-da-festa (caminhada). Este ano o início da Corrida e da Caminhada será junto ao lago.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6782 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.