“Festa do Torricado” volta a animar a Vila de Azambuja

 

 

A Vila de Azambuja volta a atrair a atenção gastronómica da região, de 01 a 03 de Novembro de 2019, com mais uma edição da “Festa do Torricado”. O evento decorrerá no Pavilhão do Grupo Desportivo de Azambuja, junto ao posto da GNR, com animação diária entre momentos de música e dança e uma exposição/venda de artesanato.

A iniciativa é uma parceria entre o Grupo Desportivo (GDA), o Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja e a Junta de Freguesia de Azambuja e conta com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja. O mote da festa continua a ser preservar, prestigiar e divulgar o célebre “Torricado”, o embaixador de maior vulto da gastronomia do Concelho de Azambuja e uma das bandeiras da herança socio-cultural da sua população.

No primeiro dia, 01 de Novembro, sexta-feira (feriado), a inauguração está marcada para as 12:00 com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. As iguarias começam a chegar à mesa a partir das 12:30 e o serviço de jantares começa às 19h00. A primeira noite será animada com a actuação do grupo de sevilhanas “Las Hermosas” do Club Azambujense.

Idênticos horários no sábado, dia 02, com o serviço de almoços desde o meio-dia e meio e jantares a partir das 19:00. O segundo serão terá a animação musical pelo “Grupeto do Coreto” da Terra Velhinha.

Dia 03 de Novembro, domingo, pelas 12:30, abre-se a derradeira oportunidade para visitar a “Festa do Torricado”, em Azambuja, e saborear esta especialidade típica da lezíria ribatejana que, neste concelho, é feita com tanto gosto, carinho e saber.

De referir, que esta iniciativa é integrada na marca “Azambuja Terra do Torricado”, lançada pelo município em Outubro de 2018 com o objectivo de promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas. Uma marca fortalecida com a parceria, nomeadamente, das Juntas de Freguesia e de várias associações socio-culturais do concelho aderentes, que ao longo do ano promovem o Torricado nos seus eventos.

O Município de Azambuja dá, assim, mais um passo, no âmbito do produto gastronomia e vinhos, numa aposta clara na defesa e promoção da sua identidade e das potencialidades do seu território.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.