Um concurso de barcos engalanados, um círio fluvial a ligar as duas margens do rio Sado e noites com animação marcam as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, que decorrem entre os dias 11 e 13 de Agosto.

 

As festas anuais da comunidade piscatória setubalense, organizadas por uma comissão própria, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, entre outras entidades, são antecedidas de um tríduo em honra de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, nos dias 8, 9 e 10, às 21:30, na Igreja de São Sebastião, em Setúbal.

 

Os festejos começam a 11, com uma alvorada em Setúbal, às 08:00, e, da parte da tarde, com início às 15h:00, decorre uma missa por alma dos marítimos falecidos, na Igreja de São Sebastião.

 

Às 15:50, a procissão sai da igreja para transporte fluvial da imagem da Senhora do Rosário para a capela na Península de Tróia, acompanhada pela música das bandas da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Charanga de Sarilhos Grandes.

 

A fechar o primeiro dia de festa, às 21:30, já em Tróia, onde os participantes permanecem no acampamento na Caldeira até 13 de Agosto, realiza-se a tradicional procissão de velas pela praia, a que se segue um baile e arraial animado pelo conjunto Alfa Trio.

 

A 12, uma alvorada às 8:00 marca o início do segundo dia de festa, que conta com uma missa, às 10:30, seguida de nova procissão pelo areal, acompanhada pela Banda Musical Charanga de Sarilhos Grandes.

 

A partir das 15:00, estão previstos divertimentos na praia, que incluem um baile com música pela acordeonista Nicole Viviane. Às 17:00 decorre o concurso de barcos engalanados.

 

À noite, às 22:00, é a vez de João Carlos animar o arraial e o baile na praia, enquanto à meia-noite há um espectáculo de fogo de artifício.

 

 O dia 13, de encerramento das festividades de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, começa com uma missa por alma dos marítimos falecidos e seus familiares, às 10:00. A partir das 11:00, há divertimentos na praia e, às 11:30, são entregues os prémios aos vencedores do concurso de barcos engalanados.

 

O retorno de Tróia a Setúbal, em círio com dezenas de embarcações engalanadas, com partida prevista para as 16:30, constitui o ponto alto das festividades em honra dos marítimos.

 

Fotografia: Zoomonline.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.