Festival da Canção: Celina da Piedade apresenta “Primavera” com Alentejo e Folk

31826960874_a64a0e527b_k

 

O Festival da Canção está de regresso e com ele a expectativa de quem será o representante lusitano em Kiev no Eurovisão. Celina da Piedade irá interpretar um tema com co-autoria na letra e música de Alex Gaspar e da própria Celina da Piedade.

 

 

Celina da Piedade é uma das mais talentosas cantoras e compositoras nacionais. Tem o Alentejo na voz e na alma e editou até agora três discos. Ao longo da carreira já tocou com nomes tão distintos como Rodrigo Leão, Mayra Andrade ou Ludovico Einaudi, entre outros.

 

 

Em entrevista ao Infocul revela que a música “Primavera” que levará ao Festival da Canção, “tem uma inspiração clara no Alentejo, na forma como a melodia foi feita. Mas é uma música com um pendor…uma música com muita energia, com um folk assumidamente energético, o Alentejo vai lá estar mais na forma como a música é cantada e nos instrumentos, pois há uma viola campaniça que é o instrumento que o Alex toca, a musica foi composta inicialmente na viola campaniça e é um dos sons mais presentes na canção. Mas de resto é uma musica com uma energia e uma força que extravasa as fronteiras regionais”.

 

 

A artista revelou ainda que “demos tudo o que tínhamos para dar a esta música. Eu já queria fazer um tema assim, acabei de lançar o meu disco, fizemos várias musicas para o disco mas ficou a faltar-me…eu queria uma musica com esta carga energética. Não a fiz para o disco e fiquei com vontade de fazer uma música deste género e quando surgiu o convite do Festival nós percebemos que era o momento”.

 

 

 

Para gravar este tema “convidámos os melhores músicos que conhecíamos e com quem temos trabalhado, a melhor equipa técnica e demos o nosso melhor” revela, acrescentando que “não sabemos como vão ser as outras músicas” pois “estamos todos no mesmo pé e a dar o nosso melhor”.

 

 

 

Deixou o desejo que “o público goste mesmo dela e perceba que é tudo o que temos para dar”!

 

Alex Gaspar que em conversa com o Infocul revelou que o “tema vive muito do ambiente da Celina. Portanto, a Celina trabalha no meio folk e com música tradicional”. Destaca que “embora seja uma canção de autor, procurámos inspiração nos instrumentos e na vivência do nosso dia a dia, somos um casal, foi algo natural”.

 

 

Deixa a garantia que será “uma musica muito alegre” e cantada “em português, claro”.

 

Fotografia: RTP

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6260 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.