Festival Rota do Atum, em Porto Santo, terá Filipinas, Japão e Austrália como convidados

 

 

O Restaurante DesNorte, sito no Bairro Alto, recebeu ontem a apresentação, para imprensa, do Festival Rota do Atum, a decorrer em Porto Santo de 4 a 9 de Junho.

O Festival conta com a adesão de 15 restaurantes em Porto Santo, no total existem 35 estabelecimentos na ilha segundo nos confessou Bruno Martins, director do festival, e durante a semana do festival os restaurantes aderentes terá um menu especial para o certame. O custo é de 20 euros aos almoços e 25 aos jantares.

Bruno Martins revelou ao Infocul que haverá “avião, do Porto e de Lisboa, directo a partir do dia 3 de Junho”, acrescentando que “estão em promoção e a última oportunidade será no Mundo Abreu nos dias 6 e 7 de Abril”. Todos os workshops, quer para o público quer para profissionais, “são gratuitos”.

A ideia de criar este festival surge pelo facto de Porto Santo ser “uma zona com grande sazonalidade e o verão limitava-se ao mês de Julho e Agosto e nós com o festival no início de Junho queremos levar logo o máximo de pessoas no início do verão”.

O Festival Rota do Atum é uma organização do Vila Baleira Resort e conta com curadoria gastronómia do Chef Cordeiro, estando já confirmadas as presenças de Carmine Basile (Itália), José Lopez (Espanha), António Vieira, além claro do Chef Manuel Santos, residente do Vila Baleira Resort.

Na apresentação à imprensa foi ainda revelado que há três países convidados: Japão, Austrália e Filipinas. Do Japão virão dois chefs, das Filipinas virá um e da Austrália virá um finalista do MasterChef 2018, Ben Borsht.

De destacar, como curiosidade, que a Região Autónoma da Madeira é responsável por 60% da cota total de pesca do atum, em Portugal e que as águas atlânticas, ao largo de Porto Santo, fazem parte do roteiro dos cardumes que percorrem os oceanos. Além dos referidos workshops, haverá jantares temáticos e ainda actividades culturais.

Na apresentação à imprensa, foi servido um jantar com algumas das especialidades do Restaurante DesNorte, das quais se destaca o atum.

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: João de Sousa.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6335 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.