“Fronteiras XXI” é o novo programa de debate da RTP 3

Fronteiras XXI

 

A RTP3 estreia no dia 01 de Fevereiro, às 22:00, um programa mensal que promete debater os temas que desafiam Portugal e o mundo. Em “Fronteiras XXI” conceituados especialistas nacionais e/ou internacionais vão ser colocados frente a frente perante uma plateia seleccionada.

 

 

Ao longo de dez debates, de 90 minutos cada, moderados pelo jornalista da RTP Carlos Daniel, vão discutir-se alguns temas que marcam a actualidade, mas também outros, menos mediáticos que afectam o nosso dia-a-dia. Durante estas emissões vai se falar sobre o presente e pensar no futuro.

 

 

O programa de estreia, que vai ser emitido no dia 01 de Fevereiro às 22:00, tem como título “O Populismo Tem Ideologia?” e vai decorrer no Teatro Thalia. Em directo o programa vai contar com convidados especiais como: o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa; a professora da Universidade de York, Mónica Brito Vieira e o cronista e professor universitário João Pereira Coutinho vão debater o populismo, hoje considerado a principal ameaça à democracia na Europa. Do Reino Unido, à Áustria, de Espanha a Itália, os partidos anti-sistema, que defendem a vontade do povo contra as elites, estão a ganhar força.

 

 

O populismo não é um fenómeno novo, mas tem encontrado eco em partidos da direita à esquerda europeia, aproveitando o descontentamento dos cidadãos com a crise financeira e as instituições comunitárias, o medo provocado pela ameaça terrorista e pelo fluxo de imigrantes a chegar à União Europeia. 

 

 

A eleição de Trump nos EUA poderá ter um efeito dominó na Europa, que se prepara para eleições em França, Holanda e na Alemanha? São estas algumas das respostas a que o “Fronteiras XXI” pretende esclarecer neste primeiro debate.

 

 

O debate vai ser alargado às plataformas digitais em “Fronteiras XXI”. O público vai ser desafiado a saber mais sobre os temas em discussão e até a participar no programa ao vivo, deixando perguntas a cada um dos convidados através do site (www.fronteirasxxi.pt). O programa resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.