Fundação Ensino e Cultura “Fernando Pessoa” e a Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira estabelecem parceria

matosinhos-leca-da-palmeira

 

A Fundação Ensino e Cultura “Fernando Pessoa”, da Universidade Fernando Pessoa, e a Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira irão firmar, na próxima sexta-feira, 6 de janeiro, um protocolo de cooperação que visa a disponibilização de cuidados primários de saúde oral aos utentes sinalizados pelo Gabinete de Acção Social (GAS) da Junta de Freguesia.

 

 

A assinatura do protocolo, marcada para as 17:00 do dia 6 de janeiro, na Reitoria da Universidade Fernando Pessoa, contemplará o atendimento, diagnóstico, promoção e melhoria da saúde oral nos utentes que, no âmbito do trabalho técnico desenvolvido pelo GAS, se identificam essas carências.

 

 

Para o presidente da junta, Pedro Sousa, firmar este protocolo vem “ao encontro do trabalho que o nosso GAS tem vindo a desenvolver junto das famílias carenciadas da freguesia, elevando-o para outro patamar, com a possibilidade de disponibilizar cuidados primários de saúde oral, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da autoestima dos próprios utentes e potenciando as suas capacidades de inserção na vida activa”.

 

 

Estes atendimentos, no âmbito das Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária (CPMD), contemplarão duas vertentes, a “Clínica Integrada de Adultos” e a “Clínica Integrada de Crianças”, não sendo cobrados quaisquer honorários pelas sessões de tratamento de cuidados primários em saúde oral. Estes “cuidados primários em saúde oral” contemplam os tratamentos da área da higiene e profilaxia, medicina dentária conservadora e cirurgia oral menor.

 

 

Segundo fonte da autarquia, até ao final do primeiro trimestre de 2017 entrará em funcionamento a “Horta Solidária de Matosinhos”, um projecto desenvolvido em parceria com a LIPOR, e que será outro instrumento de apoio a desempregados, reformados e agregados familiares com baixos rendimentos, mediante sinalização dos serviços técnicos da Junta de Freguesia e o cumprimento dos critérios que, a breve trecho, serão divulgados.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6771 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.