Gafanha da Nazaré: Apreensão de cerca de 300 Kg de pescado

 

 

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, ontem, dia 23 Agosto, na lota de Aveiro, apreendeu 250 quilos de sardinha e 44 quilos de lula vulgar, com um valor presumível de 2 300 euros.

No âmbito de uma operação destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem a descarga, transporte e comercialização de pescado fresco, a GNR detectou uma dorna que continha os 250 quilos de sardinha que, após se realizarem algumas diligências, se verificou que se tratava de uma situação de fuga à lota.

Ainda no decorrer desta acção, a GNR detectou um homem, de 50 anos, na posse de 44 quilos de lulas imaturas, sem que as mesmas possuíssem a medida regulamentar de captura e comercialização.

Algum do pescado, após ser sujeito à inspecção higiossanitária, foi doado a uma Instituição Solidariedade Social.

A GNR alerta que uma das mais importantes medidas de gestão dos recursos marinhos, consiste na fixação de um tamanho mínimo dos espécimes capturados, devendo aqueles que não possuem essas dimensões ser rejeitados ao mar, sendo esta uma das medidas para garantir a sua sustentabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.