GAT e Abraço interpelam futuros eurodeputados com “wishlist” para o VIH e hepatites

 

 

As infecções virais não conhecem fronteiras. A epidemia do VIH continua activa e a hepatite C causa danos por toda a Europa.

Com os seus parceiros da Plataforma Europeia da Coligação PLUS, o GAT e a Abraço apelam aos futuros membros do Parlamento Europeu para que se mobilizem para construir uma Europa com Saúde, sem SIDA ou hepatites até 2030.

A situação europeia continua a ser preocupante: 160 000 pessoas descobriram o seu estatuto de seropositivo em 2017, das quais 53% encontravam-se numa fase avançada da infecção. É na Europa Central e Oriental que a pandemia se encontra mais activa e concentra, sozinha, 80% das novas infecções.

Mais ignorada ainda, a hepatite C, cujo vírus ataca as células do fígado, mata todos os anos cerca de 112.500 pessoas na região, ainda que existam medicamentos eficazes para curar estas pessoas.

No apelo à acção para uma Europa com Saúde #Eur4health, publicada hoje em 4 línguas e assinada por 47 ONG e actores da sociedade civil, apelamos aos futuros parlamentares europeus e todas as instituições da União Europeia a:

· Aumentar a ajuda europeia para o desenvolvimento através de uma contribuição reforçada para o Fundo Global de combate ao VIH, tuberculose e paludismo, através da criação e atribuição à saúde de um imposto sobre transações financeiras;

· Estabelecer uma política de migração que respeite as pessoas e a sua saúde, pondo fim às mortes, violência e infecções no seio da União Europeia e países próximos, protegendo da deportação as pessoas seropositivas e refugiados LGBTI;

· Implementar uma política de drogas que respeite os direitos e a saúde das pessoas que utilizam drogas, eliminando a repressão e criminalização destes;

· Estabelecer preços de medicamentos justos e transparentes para que qualquer pessoa na Europa, independentemente do seu país de residência ou origem, possa ter acesso a medicamentos sem discriminação relacionada com os seus recursos financeiros.

Tendo isto em conta, o GAT e a Abraço (uma das organizações Portuguesas signatárias) interpelarão os candidatos portugueses das várias listas às eleições europeias solicitando-lhes compromissos fortes e consistentes nestas matérias.

O documento com a lista completa de reivindicações pode ser consultado em: https://www.gatportugal.org/public/uploads/tomadasposicao/VISAO_SAUDE_EUROPEIAS.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.