GNR apreendeu 20 Kg de amêijoa macha, na Ria de Aveiro

 

 

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, hoje, dia 25 de Setembro, no Canal de Mira da Ria de Aveiro, apreendeu 20 quilos de amêijoa macha (Venerupis Pullastra), bem como diverso equipamento usado na prática de mergulho recreativo.

A acção de fiscalização teve como principal objectivo o controlo e observância das normas que regem a prática do mergulho recreativo na Ria de Aveiro, da qual resultou na identificação de um homem, de 49 anos, e na elaboração de um auto de notícia por contra-ordenação, por duas infracções, uma de captura ilegal de moluscos bivalves vivos e outra de prática de mergulho em zona proibida.

A GNR alerta que, por questões de segurança, a prática do mergulho é vedada em canais de navegação, portos e barras. Com vista à preservação de recursos naturais e culturais, os mergulhadores não podem proceder à captura, manipulação ou recolha de espécies biológicas ou de elementos do património natural nem realizar quaisquer outras actividades intrusivas ou perturbadoras do seu envolvimento.

Os bivalves por ainda se encontrarem vivos foram restituídos ao meio natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.