GNR apreendeu 540 quilos de pé-de-burro, 350 quilos de amêijoa-japonesa e 110 quilos de marisco

 

 

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, ontem, dia 30 de maio, apreendeu, em Matosinhos, 540 quilos de pé-de-burro, 350 quilos de amêijoa-japonesa e 110 quilos de marisco, com um valor estimado de 9 mil euros.

No âmbito de um conjunto de acções de fiscalização em terra e mar na zona de Matosinhos, com o intuito de fiscalizar a captura e transporte de pescado, foi detectada uma viatura que transportava um saco contendo 10 quilos de búzios, sem que tivesse na sua posse documentos que garantissem a sua rastreabilidade. Efectuadas diligências para apurar a origem dos espécimes, foi possível verificar que os búzios teriam como destino um estabelecimento comercial que se dedica ao comércio de mariscos, acabando por ser fiscalizada tendo sido detetadas outras irregularidades, que resultaram na apreensão de mais 100 quilos de marisco.

Já nas fiscalizações marítimas, os militares detectaram uma rede 1000 metros de cumprimento colocada em lugar proibido, sem a devida sinalização, procedendo de imediato à sua remoção e apreensão.

Durante a noite, foi ainda detectada uma viatura que transportava 890 quilos de bivalves em situação irregular por falta de licença e monotorização das espécies transportadas, ou seja, as espécies capturadas não eram monitorizadas no que diz respeito ao controlo das toxinas, o que se releva um perigo para a saúde pública.

Na sequência destas três acções de fiscalização foram identificados três homens com idades compreendidas entre os 48 e 60 anos e elaborados cinco autos de contra-ordenação.

Os espécimes, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.