GNR apreendeu 9 toneladas de biqueirão em Matosinhos

 

 

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, hoje, dia 21 de Fevereiro, apreendeu 9 toneladas de biqueirão com o valor presumível de 36.000 euros.

Esta apreensão decorreu no âmbito de uma acção de fiscalização realizada no Porto de Pesca de Matosinhos, em que os militares verificaram que duas embarcações, que não tinham saído para o mar, apresentaram na lota a captura de 4,5 toneladas cada uma.

Das diligências realizadas apurou-se que, numa das situações, um armador era detentor de duas embarcações e que apenas tinha utilizado uma delas na captura do biqueirão, apresentando na lota o pescado como tendo sido capturado pelas duas embarcações, de forma a ludibriar as autoridades, o que indiciou uma captura excessiva, sendo o limite diário 4,5 toneladas. Sobre a outra embarcação, em que foi verificado que também não tinha saído para o mar e que apresentou pescado capturado, a GNR apreendeu o mesmo, estando ainda a decorrer diligências para apurar a origem dessa captura.

Desta acção resultou ainda na identificação dos mestres das embarcações, dois homens de 50 anos, e elaborados dois autos de contra-ordenação, aos quais corresponde uma coima cujo valor poderá atingir os 75 mil euros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.