GNR apreendeu meia tonelada de pescado na Gafanha da Nazaré

 

 

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 18 Outubro, apreendeu 690 quilos de sardinha fresca, e 40 quilos de Perca do Nilo congelada, na localidade da Gafanha da Nazaré.

No âmbito de uma fiscalização rodoviária destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem o transporte e comercialização de pescado fresco, a GNR fiscalizou uma viatura, que transportava o pescado em causa, sem qualquer documento que comprovasse a sua rastreabilidade.

A GNR alerta para a obrigatoriedade de rastreabilidade em todos os lotes dos produtos da pesca e da aquicultura em todas as fases da produção, transformação e distribuição, desde a captura ou recolha até à venda a retalho.

Os produtos da pesca e de aquicultura colocados no mercado, ou susceptíveis de o ser, devem estar adequadamente rotulados para assegurar a rastreabilidade de cada lote.

Foi identificada a empresa proprietária do pescado, e elaborado o respectivo auto de notícia por contra-ordenação por falta de rastreabilidade, cuja coima pode chegar aos 75 000 euros.

 

O pescado fresco foi entregue à lota de Aveiro e aguarda por inspeção higio-sanitaria, afim de lhe ser atribuído um destino final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.