GNR: Operação “ECR – Veículos de Transporte de Mercadorias”- Resultados

A Guarda Nacional Republicana realizou, no período de 18 a 24 de novembro, uma operação de fiscalização selectiva de veículos de transporte de mercadorias, com o objectivo de garantir o cumprimento dos normativos legais aplicáveis, de promover a segurança rodoviária dos seus utilizadores e de reduzir os índices de sinistralidade rodoviária. Esta operação insere-se numa iniciativa dos Serviços Europeus de Inspecção de Transportes, membros da Euro Contrôle Route (ECR), que levará a efeito um conjunto de acções de controlo deste tipo de veículos.

A liberalização do mercado do transporte de mercadorias, e a ausência de fronteiras terrestres, tem conduzido a um aumento da circulação de veículos pesados de mercadorias, sendo que no ano de 2018 a GNR registou 1 933 infracções, decorrentes da fiscalização de 2 830 condutores.

Durante a operação realizada este ano foram empenhados militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, que fiscalizaram 2 904 condutores e registaram um total de 1 853 infracções no âmbito do transporte de mercadorias, das quais se destacam:

– 394 relacionadas com tacógrafos;

– 247 por excesso de peso;

– 107 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;

– 66 por falta de inspecção periódica obrigatória;

– 34 por deficiente acondicionamento e disposição da carga;

– 43 relacionadas com anomalias nos pneus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.