Grande reportagem “Porto-Lisboa: Na rota do mundo” para ver na SIC

Na próxima Quarta-feira, 2 de Março, o jornal da noite da SIC leva ao ar a reportagem “Porto, Lisboa: Na rota do mundo”.

Porto e Lisboa vivem tempos de euforia em torno do turismo, com o surgimento de inúmeras actividades ligadas à hotelaria, transportes, restauração, lazer, cultura e serviços, e hordas de cidadãos estrangeiros que demandam os portos e os aeroportos das duas principais cidades portuguesas.

 

 

Hotéis e hostels despontam como cogumelos; as ruas da baixa de Lisboa foram invadidas por tuk-tuks que obrigaram a Câmara a limitar a circulação.

 

 

A Livraria Lello, no Porto, passou a cobrar bilhetes para organizar as visitas dos turistas estrangeiros que ali acorrem aos milhares. Porto e Lisboa somam distinções internacionais e estão definitivamente na moda mas há quem olhe com apreensão para esta espécie de “corrida ao ouro”. Os bairros históricos estão a ser tomados de assalto pelos hotéis e pelos chamados “alojamentos locais”, o que levou já o presidente da Junta de Freguesia da Zona Histórica do Porto a sugerir o estabelecimento de quotas para moradores.

 

 

De outro modo, como já alguém disse, “um destes dias vai ser preciso contratar figurantes para fazerem de conta que residem nos locais mais procurados pelos turistas”.

 

 

Esta grande reportagem é do jornalista Carlos Rico e o repórter de imagem é Luís Dinis. Mais uma reportagem a não perder no jornal da noite da SIC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.