“A Grande Seca no Colorado” para ver no Discovery Channel

discovery-channel

 

Os realizadores vencedores de óscares: Rob Epstein, Jeffrey Friedman, Barbara Kopple e Alan e Susan Raymond juntaram-se ao realizador Jesse Moss, premiado no festival Sundance, para rodarem o documentário “A Grande Seca no Colorado”, que chega ao Discovery Channel no dia 15 de Novembro pelas 21:00.

 

 

O oeste dos Estados Unidos encontra-se afectado por um gravíssima escassez de água devida a uma seca e à má gestão dos recursos hídricos do rio Colorado, que cobre as necessidades de milhões de americanos e rega as hortas que alimentam quase todo o país. Para retratar este acontecimento, cinco oscarizados diretores de cinema decidiram denunciar esta situação, procurando soluções através do documentário.

 

 

A água do rio Colorado serviu para transformar o árido oeste americano numa gigantesca horta, capaz de proporcionar alimentos a maior parte do país. No entanto, este florescimento veio acompanhado de uma explosão demográfica que chegou a estes territórios com grandes cidades, como San Diego e Denver, que multiplicaram a demanda de água acima das possibilidades da região.

 

 

O rio Colorado, que atravessa a região Oeste dos Estados Unidos da América, é responsável pelo abastecimento de água para 40 milhões de americanos, em sete estados diferentes, mas, só nos últimos de 16 anos perdeu mais de 15 triliões de litros de água. Isto deveu-se, em parte, ao conflito de interesses existentes por parte dos fornecedores de serviços, entidades governamentais e agricultores locais.

 

 

“A Grande Seca no Colorado” mostrar aos espectadores as causas e consequência desta grave escassez de água retrata a dura realidade que milhões de americanos enfrentam para sobreviver a um problema que ameaça a existência do oeste americano. Este documentário propõe soluções inovadoras para preservar este valioso recurso para as gerações futuras.

 

 

Para isso, o documentário mostra os diferentes pontos de vista desde cientistas, peritos em recursos hídricos, funcionários do governo federal, agricultores, industrias e lideres civis que enfrentam a crise, incluindo o governador John Hickenlooper, o senador Jeff Flake e Mike Connor, subsecretário do Interior dos Estados Unidos. Todos estes peritos perguntam-se se a falta água é devida ao clima e ao abuso dos consumidores, ou por deficientes políticas e planificações, que permitiram que, desde 2000, o rio tenha perdido 15 triliões de litros de água, conseguindo que o preço deste recurso tenha aumentado 1000% nos últimos dois anos. O esgotamento dos recursos hídricos é tal, que se a seca terminasse hoje mesmo, seriam necessários vários anos para repor os reservatórios e aquíferos subterrâneos.

 

 

“A grande seca no Colorado” explora três questões chave para compreender como se chegou a esta situação e o que se deve fazer para evitar uma catástrofe no futuro.

 

 

Em primeiro lugar, são analisados conflitos entre a demanda agrícola e urbana de água, que se intensificou com a seca. As explorações no Vale Imperial da Califórnia estão a trabalhar em conjunto com San Diego para resolver este problema, mas encontrar soluções que satisfaçam todos não é uma tarefa fácil.

 

 

O documentário foca-se ainda como as infra-estruturas do oeste tornaram possível o desenvolvimento da agricultura em pleno deserto e o aparecimento de oásis urbanos como é o caso da cidade de Las Vegas. No entanto, estas infra-estruturas são altamente deficientes, e perdem milhões de litros de água por infiltração e evaporação.

 

 

Por último, o documentário centra-se no negócio da água que até há pouco tempo era controlado por comerciantes e agora está nas mãos de Wall Street, que se envolveu no processo com métodos inovadores.

 

 

“A Grande Seca no Colorado” estreia no dia 15 de Novembro pelas 21:00 no Discovery Channel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.