Grândola recebe as semanas gastronómicas do javali

No mês em que se comemoram os 476 anos do Dia do Concelho o Município de Grândola promove nos últimos dois fins de semana a edição das semanas gastronómicas do javali – associado à lenda da origem do nome de Grândola*.
Estufado, assado no forno, em feijoada ou açorda até à menos provável chanfana, o javali poderá ser degustado em oito restaurantes do concelho: A Talha do Azeite, A Coutada, A Taberna, Café Triunfo, Café do Zuca, Casa de Pasto, D’ Zé 7 e Taberna D’ Vila.

Lenda da origem do nome de Grândola

Conta-se então que antigamente, a zona de Grândola estava cheia de mato, no qual se escondia muita caça grossa, como por exemplo, javalis e veados.
Os príncipes do reino vinham para aqui caçar em grupo, juntamente com os seus caçadores e criados. Um dos príncipes, D. Jorge de Lencastre, construiu neste local uma casa, para ficar por cá uns dias e preparar as suas pândegas com os seus amigos e caçadores. Juntaram-se a este grupo muitos caçadores e houve necessidade de edificar mais casas, nascendo assim uma pequena aldeia. Certo dia, no fim de uma caçada, abateram um enorme e gordo javali. Enquanto cozinhavam num grande caldeirão, alguém terá exclamado:
– Oh!!! Que grande olha!*
Daí em diante o lugar passou a chamar-se “Grandolha”, mais tarde “Grandolla”, até atingir a forma actual de Grândola.
*bolha de gordura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.