Héber Marques traz a honestidade e simplicidade ao Festival da Canção com “O Teu Olhar”

31826960274_d4b108cc2f_k

 

Pelo segundo ano consecutivo (de Festival da Canção) Héber Marques é um dos compositores convidados para o Festival da Canção. O vocalista dos HMB é o responsável pela criação do tema “O Teu Olhar”, que será interpretado por Rui Drumond na primeira semifinal do Festival no dia 19 de Fevereiro.

 

 

“O Teu Olhar” será a quinta canção a ser apresentada nesse dia e segundo o autor da mesma, o público pode esperar “Honestidade. Sem grandes malabarismos. É uma canção simples e honesta“.

 

 

Para além de cantor Héber Marques também compõe regularmente canções para serem interpretadas por outros artistas, como é o caso. “Sou um compositor, antes de ser dos HMB. Não mando na inspiração. Embora desse muito jeito que assim fosse de vez em quando. A única coisa certa é que trago uma canção honesta composta especialmente para o Festival da Canção“, diz o músico sobre o trabalho que realizou com este tema.

 

 

No Festival da Canção de 2015 o vocalista dos HMB foi o responsável pela criação do tema “Dança Joana”, que foi cantado por Filipe Gonçalves. O funk, o soul com um agradável ritmo dançante foram os ingredientes que o público pôde presenciar na música que apresentou na edição anterior, que foi ganha por Leonor Andrade com “Há um mar que nos separa”. Para a criação desta nova canção, o compositor revela que a inspiração no momento de criar a letra por vezes pode ser algo vago.

 

 

Sinceramente não sei. Às vezes o motivo é bastante abstrato. Posso dizer que o que tinha em mente era fazer uma música rápida, mas a inspiração levou-me para aqui. Mas fiquei satisfeito“, conta Héber Marques.

 

 

A voz escolhida para defender o tema “O Teu Olhar” foi Rui Drumond. O músico, que ficou conhecido por ter participado no programa da RTP “Operação Triunfo” venceu há 12 anos o Festival da Canção e junto com Luciana Abreu foram representar as cores portuguesas na final da Eurovisão em Kiev, Ucrânia (O mesmo palco da final deste ano, que acontece a 13 de Maio)

 

 

Ele por acaso é que me contactou a propósito de outra coisa. Mas foi uma escolha fácil. O Rui preenchia os requisitos que procurava para o intérprete desta canção. Fiz lhe o convite e ele aceitou“, explica Héber Marques sobre a parceria criada com Rui Drumond.

 

 

Para a final do Festival da Canção, que acontece a 06 de Março no Coliseu dos Recreios e será transmitida em horário nobre pela RTP vão passar oito canções. Héber Marques vai participar com a sua canção na primeira semifinal da competição e admite que gostaria de ganhar.

 

 

Eu dei o meu melhor. O que vai resultar desse esforço já me ultrapassa. Mas sendo isto uma competição gostava de ganhar, claro“, conta o compositor sobre a sua música e participação no Festival da Canção que este ano será o ponto alto da celebração dos 60 anos de existência da RTP. 

 

 

Ao longo dos anos e desde a vitória de António Calvário com o tema “Oração” na primeira edição, vários foram os nomes e as canções que ficaram para a história do maior evento de música portuguesa. O Festival da Canção serviu como rampa para vários artistas, como Lúcia Moniz (a melhor participação portuguesa de sempre na Eurovisão) ou Sara Tavares atingirem o sucesso. 

 

 

Posso dizer é que é das festas mais antigas que celebra a música e a arte de criar. Como músico e criador tenho muito respeito e um carinho grande pelo Festival da Canção. Pelo seu legado e por tudo o que já fez pela música portuguesa“, diz o músico natural de Cascais sobre o Festival da Canção onde já participou duas vezes como compositor e não nega a oportunidade de se apresentar como intérprete “se fizer sentido para mim e para minha carreira“.

 

 

Fora do Festival da Canção, Héber Marques continua com os HMB que estão a preparar uma nova tour. “Pelos palcos de Portugal com HMB, se Deus quiser. Estamos a preparar uma nova tour. Consequência do último disco que lançamos intitulado “Mais”. Será um ano de muita estrada este ano de 2017“, conta Héber Marques sobre os planos para 2017.

 

 

“O Teu Olhar”, da autoria de Héber Marques e cantada por Rui Drumond, pode ser vista na primeira semifinal do Festival da Canção no dia 19 de Fevereiro em directo na RTP.

 

Fotografia: RTP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.