Iluminação de Natal no Porto inaugura ao som de Carolina Deslandes e Saint Dominic’s Gospel Choir

 

 

O momento de ligação das luzes de Natal na cidade está marcado para este sábado, 1 de Dezembro. O programa começa logo ao início da tarde e inclui diversas iniciativas um pouco por toda a Baixa. Mas o epicentro da festa está marcado para os Aliados, com um espectáculo de comédia e dois concertos abertos a toda a população. O primeiro com Carolina Deslandes e o segundo, já, depois da ligação da Árvore de Natal, com o Saint Dominic’s Gospel Choir.

 

 

Será no próximo sábado, feriado de 1 de Dezembro, que o Porto se ligará oficialmente ao Natal, inaugurando as iluminações de rua e a Árvore de Natal da cidade, num momento que será acompanhado por um espectáculo de fogo de artifício, com início às 18 horas.

 

 

O programa inicia-se logo ao início da tarde e estende-se um pouco por toda a Baixa Porto, tendo a música como principal fio condutor. Logo a partir das 15 horas, haverá coros e bandas portáteis a percorrer as principais ruas e praças do centro da cidade, enquanto a escadaria dos Clérigos servirá de palco, a partir das 16 horas, ao primeiro dos sete concertos do ciclo “Natal à Porta”.

 

 

Mas o epicentro da festa está marcado para os Aliados, onde o programa se inicia às 15,30 horas, com um espectáculo de comédia pelo artista de rua francês, Mr. Bang. A sua missão será encantar o público com suas habilidades absurdas, os seus truques e a sua comédia explosiva.

 

 

A partir das 16:30 horas, tem início o concerto de Carolina Deslandes. O palco montado junto ao Espelho de Água, na placa superior dos Aliados, será o cenário perfeito para acolher uma das maiores artistas da actual geração de cantores e compositores portugueses.

 

 

Temas como “A Vida Toda” e “Avião de Papel”, do seu terceiro álbum “Casa”, são alguns dos êxitos que se farão ouvir neste concerto tão especial e que antecederá o momento da ligação das luzes e da Árvore de Natal, marcado para as 18:00.

 

 

Já com toda a Avenida iluminada e as mais de 29 mil lâmpadas a brilharem na Árvore de Natal da cidade, este ano com 40 metros de altura por 20 de diâmetro, o público poderá ainda assistir à actuação de um dos mais antigos e conceituados coros de gospel do país, o Saint Dominic’s Gospel Choir. O concerto junta 50 músicos em palco e tem início às 18:30 horas.

No feriado, são também inauguradas as duas pistas de gelo natural na cidade, localizadas respectivamente na Praça de D. João I e na Rotunda da Boavista – esta integrada na Praça da Fantasia. Neste dia inaugural, o acesso às duas pistas é gratuito a partir das 20:00 e até ao fecho.

 

 

 

Programa – Ligação das Luzes de Natal

Sábado, 1 de Dezembro

15:00

Dar Corda ao Natal – Coros Itinerantes

Baixa do Porto

15:30

Batucada Radical – Desfile

Baixa do Porto

15:30

Mr. Bang – Espectáculo de Comédia

Av. dos Aliados (placa superior)

16:00

Natal à Porta – Concerto PopUp – Vozes Portáteis

Varandim da Torre dos Clérigos

16:00

Espectáculo no gelo no Gelo – “Prendas de Natal animadas”

Pista de gelo da Praça D. João I

16:30

Concerto Carolina Deslandes

Av. dos Aliados (placa superior)

17:00-21:00

Flashback – Dj Jorge Romão (Música dos anos 760, 80 e 90)

Praça Gomes Teixeira (Leões)

18:00

Espectáculo de fogo de Artifício

Ligação das luzes e inauguração da Árvore de Natal

Praça general Humberto Delgado

18:30

Concerto Gospel – Saint Dominic’s Gospel Choir

Av. dos Aliados (placa superior)

 

 

 

 

A partir do feriado de 1 de Dezembro e até ao Dia de Reis (6 de Janeiro), mais de dois milhões de microlâmpadas LED vão ligar-se diariamente para dar mais cor e luz a 59 ruas, praças, jardins e edifícios da cidade. Será o Natal mais luminoso de sempre na Invicta.

O projecto de iluminação integra este ano 2,3 milhões de microlâmpadas LED. Cerca de 95 por cento das lâmpadas utilizadas são de baixo consumo.

Esta solução permite uma poupança de 80 por cento em relação às iluminações tradicionais.

Além de uma mancha de luz mais presente e consistente, haverá igualmente um reforço significativo na ornamentação de várias artérias, sendo utilizados este ano um total de 586 elementos decorativos.

Estrelas de vários feitios e pormenores circulares serão as formas mais frequentes. Mas haverá também ruas decoradas com laços, sinos e árvores de grande escala, entre outros elementos decorativos próprios da quadra. O dourado será a mancha predominante, conjugada com detalhes em vermelho, verde e azul.

 

 

 

A definição dos locais a iluminar teve em conta não só os fluxos de público nas áreas mais centrais da cidade, como também as zonas com maior prevalência de comércio tradicional, assim como outros pontos de interesse na cidade durante esta época festiva.

As iluminações de Natal no Porto vão ser inauguradas às 18 horas do dia 1 de Dezembro, em simultâneo com a ligação das luzes da Árvore de Natal da cidade, que uma vez mais será erguida na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício da Câmara do Porto.

Com 40 metros de altura, 20 de diâmetro e pesando cerca de 12 toneladas, será uma das maiores árvores de Natal do país. As mais de 29 mil lâmpadas que ornamentarão a estrutura e que proporcionarão várias dinâmicas vão acender-se diariamente às 17:30 horas.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 28/11/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

_