Intrum Justitia dá-lhe 10 dicas de gestão para o orçamento familiar

intrum-justitia

 

Os excessos e o entusiasmo das compras de Natal podem colocar pressão sobre o orçamento das famílias, difíceis de gerir nos meses seguintes.

 

 

Para fazer frente aos gastos com as compras de Natal, a Intrum Justitia, multinacional especializada em serviços de gestão de crédito, sugere 10 dicas para manter o orçamento familiar equilibrado ao longo do ano.

 

1- Anote o que gastou neste Natal, incluindo as despesas extras.

 

2- No início do ano crie um fundo para as despesas de Natal e analise o montante que precisa. Baseie-se nas despesas do último Natal e comece a separar o valor que definir mensalmente para o fundo.

 

3- Faça outro fundo para as suas despesas fixas correntes, por exemplo, renda da casa, serviços de água, luz, etc.

 

4- Analise mensalmente as suas despesas e não gaste mais do que o seu orçamento mensal.

 

5- Pense bem antes de efetuar uma compra. Precisa realmente de a fazer? Talvez exista uma alternativa mais económica.

 

6- Não assine contratos sem compreender os seus termos e condições. Pode ser aborrecido ler, mas podem conter informações muito importantes.

 

7- Pague as suas contas dentro dos prazos para evitar custos acrescidos pelos atrasos. Mantenha a sua conta bancária com saldo positivo para evitar penalizações.

 

8- Se tem dificuldade em pagar as suas faturas, informe o credor. Pode ser possível estabelecer um plano de pagamentos ou adiar o prazo inicialmente combinado.

 

9- Se não paga as suas faturas, é possível que seja contactado por uma empresa de recuperação de crédito. Deve imediatamente regularizar a situação e informar a empresa de recuperação da sua situação. A Intrum Justitia pode ajudá-lo a encontrar uma solução.

 

10 – Não ignore os seus problemas financeiros. Procure aconselhamento e tente manter a situação sob controlo o mais rápido possível.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6768 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.